Fiat mantém a liderança do mercado brasileiro pelo quinto ano seguido

Marca italiana fecha o quinto ano seguido na liderança geral, enquanto a Volkswagen se destaca nas vendas de carros de passeio

Fiat Strada lidera as vendas entre os comerciais leves

A Fiat encerrou 2025 como a marca mais vendida do Brasil pelo quinto ano consecutivo, consolidando a sua liderança no mercado automotivo nacional com 533.739 veículos comercializados e 20,9% de participação no total. O resultado foi impulsionado principalmente pelos segmentos de picapes e hatchbacks.

A Fiat Strada repetiu o feito histórico e foi a líder de vendas, entre automóveis e comerciais leves, pelo quinto ano seguido, com cerca de 142,9 mil unidades, o equivalente a 5,6% do mercado total. A família de picapes, que inclui também os modelos Toro e Titano, somou mais de 201,5 mil unidades e garantiu 42,1% de participação no segmento.

Entre os hatches, Argo e Mobi também tiveram papel decisivo. Juntos, os dois modelos superaram 175 mil unidades vendidas, assegurando à Fiat mais de 28% de participação no segmento e presença constante entre os carros mais vendidos do Brasil.

A consistência ao longo do ano ficou evidente em dezembro, quando a marca voltou a liderar o mercado mensal com mais de 53 mil emplacamentos. Em 2026, ano em que completa 50 anos de atuação no país, a Fiat projeta manter a estratégia de renovação constante do portfólio, com a previsão de lançar um novo modelo por ano até o fim da década.

Volkswagen se destaca entre os carros de passeio

Paralelamente à liderança geral da Fiat, a Volkswagen consolidou-se como a marca mais vendida no segmento de carros de passeio pelo terceiro ano consecutivo em 2025. Considerando apenas automóveis, a fabricante alemã somou 436.336 unidades e cerca de 17,1% de participação, registrando crescimento de presença em um dos segmentos mais disputados do mercado.

O desempenho da Volkswagen foi sustentado por produtos de alto volume. O Polo terminou o ano como o carro de passeio mais vendido do Brasil, com aproximadamente 122,7 mil unidades, mantendo a liderança entre os hatches. Já o T-Cross voltou a ser o SUV mais vendido do país, com cerca de 92,8 mil unidades, reforçando a força da marca no segmento. Outro destaque foi o Tera, lançado ao longo de 2025, que rapidamente alcançou posições de destaque no ranking e assumiu a liderança em seu segmento mesmo com poucos meses de mercado.

Além disso, a Volkswagen colocou três modelos — Polo, T-Cross e Saveiro — entre os dez veículos mais vendidos do Brasil em 2025 e também se destacou como a maior exportadora de automóveis do país, com mais de 116 mil unidades enviadas ao exterior.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...