Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar e extinguir as chamas, que consumiam vegetação e área de mata na zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce, em dois locais, nos municípios de Timóteo e Dionísio. No rescaldo, Bombeiros localizaram animais mortos de grande porte, como cavalos, atingidos por rede elétrica.
Com as chamas, que foram apagadas totalmente na madrugada desta quinta-feira (02/10), agora o alerta é em relação a possíveis reignições que chegaram a ocorrer ontem durante o dia mas foram controladas com o trabalho apenas de rescaldo. O helicóptero utilizado como reforço no combate às chamas nos últimos dias já foi desmobilizado.
Nesta sexta-feira (03/10), equipes se deslocaram para monitoramento nos dois locais para continuar o monitoramento em relação a reignições. São três militares em Baixa Verde, no município de Dionísio e outros três, no bairro Macuco, em Timóteo, percorrendo as áreas atingidas para evitar as reignições ou surgimento de novos focos.
Levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros estima que cerca de 93 ha foram queimados no município de Timóteo próximo ao bairro Macuco e e outros 300 ha queimados próximo a Baixa Verde, no município de Dionísio
Além disso, equipe do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia CEMIG estão neste momento em áreas dos bairros Macuco que foram atingidas pelo grande incêndio, que provocou danos na rede de distribuição de energia que passa pelo local, com postes atingidos e fios arrebentados. Inclusive os Bombeiros oriental para que moradores do bairro Macuco evitem adentrar a área queimada já que há cabos de energia elétrica soltos.
Segundo os Bombeiros, vários animais, principalmente cavalos, estão mortos na área próxima ao incêndio, aparentemente por causa da fiação, que se arrebentou por causa dos postos danificados em vários locais. Alguns dos animais mortos estão a cerca de 1,5m do cabo de energia, e não estão queimados pelo fogo.