Ouvindo...

Projeto cultural “Parque de Histórias” é lançado em Timóteo

Iniciativa reúne três produtos culturais voltados para a educação e a promoção da leitura

Foi lançado na noite desta terça-feira (30/9), na Fundação Emalto, em Timóteo, o projeto cultural Parque de Histórias, idealizado pela contadora de histórias Flora Manga. Criado há cerca de cinco anos, o projeto chega à terceira edição em 2025, com patrocínio da Fundação Emalto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Segundo Flora Manga, o “Parque de Histórias” reúne três produtos culturais voltados para a educação e a promoção da leitura. O primeiro é um workshop de formação destinado a professores da rede municipal, com técnicas de narração e fundamentos da jornada do herói, que podem auxiliar tanto na elaboração de aulas quanto na contação de histórias.

O projeto inclui ainda espetáculos de narração que circularão por cinco escolas de Timóteo, além do lançamento de um livro de literatura infantil, ilustrado em aquarela. Serão distribuídos mil exemplares gratuitamente para estudantes da rede pública municipal.

As instituições beneficiadas são: Escola Novo Tempo, no bairro Limoeiro; Escola Angelina Alves de Carvalho, no Centro-Sul; Escola Clarindo Carlos Miranda, no Macuco; e Escola Professora Maria Aparecida Martins Prado, no bairro Alvorada.

"“Dizem que a crise de valores, a crise de afetividade, é uma crise de histórias. E não sou eu que estou dizendo isso. Muitos pesquisadores chegam no consenso de que a nossa geração é uma geração que está desconectada com as crianças. A gente não se reúne mais em torno da fogueira simbólica para trocar experiências e beber na fonte das grandes histórias. As histórias sempre foram o veículo mais eficaz de transmissão de valores, de conhecimentos e de amor. Isso se perdeu. Então um projeto como esse, incentiva muito mais do que a leitura. Incentiva o resgate de vínculos afetivos entre pais e filhos, entre professores e alunos, através das histórias. Contar história é um ato sobretudo de afetividade. Uma mensagem, quando ela está dentro de uma história, ela tem 20 vezes mais chance de ser compreendida, porque é uma informação carregada de afetividade”, afirmou Flora Manga, em entrevista à Itatiaia.

Presente ao evento de lançamento, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, France-Jane Araújo Pereira, destacou a relevância da iniciativa.

“É uma oportunidade única, que vem somar aos esforços que temos feito para incentivar a cultura, a leitura e a participação das crianças em projetos e concursos. As escolas estão muito felizes, os diretores encantados e as crianças terão acesso a livros, histórias e novas práticas de leitura no dia a dia”, afirmou.

Além da secretária, participaram do lançamento representantes do Conselho da Infância e da Adolescência, do Conselho Tutelar, professores, gestores das escolas atendidas e integrantes da Fundação Emalto.

Leia também