Ouvindo...

Quantas vezes por semana você deve tomar banho para cuidar da sua pele, segundo Harvard?

Entenda como a frequência e a forma do banho impactam o equilíbrio e o bem-estar corporal

Tomar banho é um hábito diário para a maioria das pessoas, e algumas chegam a fazê-lo várias vezes ao dia. Embora pareça inofensivo, a ciência mostra que o excesso pode afetar negativamente a saúde da pele.

Quantas vezes por semana você deve tomar banho ?

Diversos fatores levam as pessoas a tomarem banho diariamente, como o receio do mau cheiro, a necessidade de despertar ou o desejo de relaxar após um dia longo.

No entanto, estudos da Universidade de Harvard indicam que a ideia de que banhos diários são sempre mais saudáveis é um mito. Robert H. Shmerling, ex-chefe clínico do Beth Israel Deaconess Medical Center e docente em Harvard, destaca que banhos frequentes podem prejudicar a pele.

A pele saudável conta com uma camada protetora de óleo e um equilíbrio de bactérias benéficas que ajudam a manter sua integridade. Banhos frequentes, especialmente com água quente, removem essa barreira natural, causando ressecamento, irritação e coceira.

Além disso, a exposição constante à água quente pode comprometer a resposta do sistema imunológico diante de agressões ambientais ao longo do tempo, tornando a pele mais vulnerável.

Leia também

Qual a frequência recomendada para banhos?

Especialistas de Harvard recomendam que, para a maioria das pessoas, tomar banho quatro ou cinco vezes por semana já é suficiente, exceto em situações que justifiquem a necessidade de higienização maior, como suor excessivo ou sujeira.

Outro aspecto importante é a temperatura da água. A água muito quente acelera a perda dos óleos naturais da pele, enquanto água fria pode impedir uma limpeza eficiente, pois fecha os poros. O ideal é usar água morna, que equilibra a limpeza e a preservação da pele.

Duração ideal do banho para proteger a pele

Além da frequência e temperatura, a duração do banho também influencia na saúde da pele. Banhos prolongados podem agravar o ressecamento e a irritação.

O estudo citado recomenda que o banho dure entre três e cinco minutos para garantir uma higienização completa e segura. Pessoas com cabelos longos podem levar um pouco mais de tempo, mas, em geral, banhos curtos são a melhor opção para preservar a saúde da pele.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.