Ouvindo...

Método 6-6-6: técnica simples de caminhada promete ajudar no bem-estar físico e emocional

Rotina combina aquecimento, caminhada e alongamento em horários estratégicos para potencializar benefícios para o corpo e a mente

Caminhar não só ajuda a manter a forma, mas também a reduzir o estresse e a ansiedade, favorecendo a mobilidade, reduzindo lesões, e, até mesmo melhorando o humor

O método 6-6-6 para caminhadas vem ganhando destaque nas redes sociais e em plataformas de bem-estar como alternativa prática para inserir atividade física no dia a dia. Segundo a Revista GQ, sua popularidade se deve à “ simplicidade e flexibilidade”, permitindo que seja adotado tanto por pessoas já ativas quanto por quem busca uma forma acessível de cuidar da saúde.

A proposta leva o nome por reunir três elementos principais: 6 minutos de aquecimento prévio, fazer o exercício às 6 da manhã ou às 6 da tarde, e realizar 6 minutos de alongamentos ao terminar. A caminhada, de preferência de uma hora em ritmo moderado, é precedida pelo aquecimento para preparar o corpo e reduzir riscos de lesão, e finalizada com alongamentos para facilitar a recuperação muscular.

Leia também

Embora sugira horários fixos para criar consistência, a rotina pode ser adaptada para outros momentos do dia, como noites mais frescas no verão. Também é possível começar com caminhadas de 30 minutos e aumentar progressivamente até atingir a meta.

Os benefícios vão além da forma física: melhora cardiovascular, auxílio no controle de peso, redução da pressão arterial e regulação da glicose. Além disso, caminhar não só ajuda a manter a forma, mas também a reduzir o estresse e a ansiedade, favorecendo a mobilidade, reduzindo lesões, e, até mesmo melhorando o humor.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.