A Guarda Civil da Espanha realizou seis denúncia administrativas contra o influenciador Alfonso Santaella, um criador de conteúdo conhecido nas redes sociais. As denúncias vêm após o jovem publicar diferentes vídeos realizando atividades ilegais dentro do Parque Regional da Serra de Gredos, um espaço natural protegido e de valor ecológico.
As atuações dos agentes tiveram início após a detecção, em diferentes canais digitais, de diversos conteúdos audiovisuais gravados em áreas especialmente sensíveis do Parque. No material, Alfonso realiza práticas expressamente proibidas pela legislação ambiental vigente, entre elas:
- Voo de drone sem autorização em zonas de alta sensibilidade ecológica;
- Acampamento não autorizado em áreas submetidas a proteção especial;
- Banhos em lagoas glaciais, ecossistemas extremamente frágeis onde essa atividade é proibida;
- Ações que possam alterar o comportamento normal das espécies no Parque.
Território de valor ecológico
O Parque Regional da Serra de Gredos, localizado na província de Ávila, em Espanha, é um espaço natural que se destaca por sua paisagem moldada pela erosão glaciar. Com uma área de mais de 86 mil hectares, o parque é dominado por altas montanhas de granito, vales profundos e lagoas cristalinas, sendo o seu ponto mais alto o Pico Almanzor, que atinge os 2.592 metros de altitude.
O local oferece uma vasta rede de trilhas para caminhadas, com destaque para a rota que leva ao Circo de Gredos e à sua Laguna Grande. O acesso ao parque é livre e gratuito 24 horas por dia. No entanto, existem regras e áreas reservadas do Parque.
Alfonso Santaella
Quem é Alfonso Santaella?
Alfonso Santaella é um
Santaella iniciou seu canal no YouTube em 2009 e, ao longo dos anos, acumulou milhões de visualizações com seus vídeos de saltos, movimentos acrobáticos e viagens ao redor do mundo. Em seu canal no YouTube, ele conta com quase 1 milhão de inscritos.
Leia mais: