Ouvindo...

Conhece alguém com mau hálito? E-mail anônimo ajuda a avisar a pessoa sem constrangimento

Plataforma ajuda a avisar conhecido sobre o mau cheiro sem expôr a pessoa a uma situação delicada

Quem convive em sociedade, seja no trabalho, seja na escola ou na família, já pode ter conversado com alguma pessoa que estava com mau hálito. A situação, quando constante, é constrangedora tanto para quem está com mau cheiro quanto para quem convive, por isso a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) desenvolveu uma plataforma para auxiliar os colegas e amigos a avisarem a pessoa que possui halitose sobre a condição.

O “SOS Mau Hálito” é uma plataforma na qual as pessoas podem indicar o nome e o e-mail do conhecido com halitose e envia uma mensagem em nome da ABHA para avisá-lo sobre o mau cheiro. Isso porque quem tem mau hálito não costuma sentir o odor desagradável. “O nariz entra em processo de fadiga olfatória e o portador de halitose se acostuma com o próprio cheiro”, explica a dentista Jacqueline Chaves Duarte, especialista em halitose.

Muitas vezes, comunicar a pessoa que possui a condição pode causar um constrangimento e, por isso, o e-mail enviado pela ABHA não contém o nome da pessoa que pediu que o comunicado seja enviado. “Por que a ABHA está lhe enviando este e-mail? Porque um amigo próximo a você, conhecendo o trabalho desenvolvido pela nossa Associação, solicitou que entrássemos em contato para alguns esclarecimentos”, informa o texto do e-mail.

No comunicado, a instituição explica o que é a Halitose, dá dicas para saber identificar o próprio mau hálito e responde dúvidas frequentes relacionadas a condição.

Como utilizar o “SOS Mau Hálito”?

Para notificar um colega sobre a halitose basta acessar o site www.abha.org.br/sos-mau-halito e preencher o formulário com o nome e o e-mail da pessoa que tem mau hálito. A ABHA avisará a pessoa por e-mail, dentro de um prazo médio de 10 dias úteis.

Afinal, o que pode causar o mau hálito?

Jaqueline explica que existem cerca de 50 causas para o mau hálito, mas a principal é a diminuição do fluxo salivar com a formação de uma placa esbranquiçada na língua que se chama “saburra lingual”. Outras causas também se destacam, são elas:

  • Longos intervalos em jejum
  • Má higiene bucal
  • Problemas periodontais que afetam a gengiva e o osso que sustenta os dentes.
  • Sinusite
  • Rinite alérgica
  • Respiração bucal
  • Mau hálito causado por alguns alimentos ricos em enxofre: alho, cebola, repolho, brócolis, couve, couve flor, couve de Bruxelas e alcachofra.
  • Medicamentos com cheiro forte

Dá para saber o que provoca o mau hálito só pelo cheiro?

Sim, as diferentes causas de mau hálitos causam odores característicos de cada uma. No entanto, para identificar a causa da halitose pelo cheiro é necessário um profissional treinado e experiente sobre o assunto. “Mas existem métodos melhores e modernos através de aparelhos que medem os gases do mau hálito. Estes aparelhos são o Halimeter e Oral Chroma”, esclarece.

Há cura para halitose?

Sim, há tratamentos que podem ajudar no controle do mau cheiro bucal. “O tratamento vai depender das causas identificadas na consulta inicial, mas é geralmente feito com medicamentos, produtos específicos para o hálito, laser para aumentar a salivação e várias orientações. O paciente volta na clínica para novas avaliações do hálito com os aparelhos e acompanhar a evolução do tratamento e melhora do hálito”, pontua Jaqueline.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais