Ouvindo...

Com que frequência idosos precisam tomar banho? Especialistas respondem

Higiene pessoal é tão importante para a saúde do idoso quanto uma dieta balanceada e rotina de exercícios

Alguns idosos precisam de ajuda especial na hora da higiene pessoal

Quando se trata de idosos, o cuidado e atenção devem ser dobrados. Isso acontece especialmente porque eles precisam de ajuda para executar certas tarefas do dia a dia, por causa das limitações na mobilidade que vêm com o tempo.

No caso de alguns idosos, a higiene pessoal fica inteiramente por conta de terceiros. Eles precisam que outras pessoas deem banho, cortem suas unhas e façam a higiene bucal, por exemplo.

Leia também

Por causo disso, é preciso se atentar para a quantidade adequada de banhos por dia. Poucos banhos podem causar mau cheiro e até infecções. Por outro lado, se os banhos forem demais, a pele dos idosos pode ficar ainda mais ressecadas, por exemplo.

Com que frequência uma pessoa idosa deve tomar banho?

De acordo com especialistas, os idosos precisam de banho em média três vezes por semana. Esse número pode variar conforme a necessidade de cada um, mas é um índice importante que deve ser considerado.

Vale lembrar que isso vale para banhos no chuveiro ou banheira. Nos dias em que isso não acontecer, é preciso seguir atento à higiene do rosto, mãos e áreas genitais todos os dias, lavando especificamente esses lugares.

Além disso, as unhas devem ser cortadas sempre, para evitar infecções ou cortes e arranhões. A higiene bucal também é sempre muito importante.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.