Ouvindo...

Estudo revela que jejum em dias alternados supera jejum intermitente e dieta com restrição calórica

Pesquisa aponta que método pode ser mais eficaz para perda de peso e redução do colesterol, mas efeitos ainda são considerados modestos

Imagem ilustrativa

Uma nova pesquisa publicada no periódico científico The BMJ aponta que o jejum em dias alternados (prática que intercala um dia normal de alimentação com outro de jejum total por 24 horas) é mais eficaz na perda de peso e na redução de fatores de risco metabólicos do que o jejum intermitente tradicional e dietas com restrição calórica contínua.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,5 bilhões de adultos no mundo estão acima do peso, sendo aproximadamente 890 milhões classificados como obesos. Para esse grupo, os médicos recomendam estratégias de emagrecimento que diminuam riscos como hipertensão, colesterol elevado e glicemia alta, fatores associados a doenças cardíacas e diabetes.

Leia também

Na nova análise, os cientistas revisaram 99 ensaios clínicos randomizados, envolvendo 6.582 adultos com índice de massa corporal (IMC) médio de 31, considerado obesidade. Quase 90% dos participantes tinham alguma condição de saúde pré-existente.

O estudo concluiu que o jejum em dias alternados foi o único método que apresentou uma “modesta vantagem” na redução de peso corporal e maior eficácia na diminuição dos níveis de colesterol LDL, o chamado ‘colesterol ruim’, quando comparado ao jejum com restrição de horário para comer.

Apesar dos resultados positivos, os autores ressaltam que as diferenças observadas não atingiram o “limiar clínico minimamente importante” de 2 kg de perda de peso para indivíduos com obesidade. Ainda assim, os pesquisadores sugerem que essa abordagem pode ser considerada uma alternativa adicional no repertório terapêutico para o controle de peso.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.