No processo, ocorre um aumento no diâmetro da fibra muscular e na quantidade de filamentos de actina, miosina e sarcômeros.
Para ser verdadeiramente saudável, uma pessoa precisa ter uma boa massa muscular.
Como Avaliar a Quantidade de Músculos e a Necessidade de Ganho de Massa Muscular?
Anteriormente utilizado como método de avaliação corporal, o Índice de Massa Corporal (IMC) não é mais indicado para estimar a composição corpórea do indivíduo, pois leva em consideração apenas o peso e a altura. Por exemplo, uma pessoa com uma quantidade grande de músculos pode ter o mesmo peso que uma pessoa obesa e apresentar o mesmo IMC.
Uma excelente ferramenta para avaliar a composição corpórea é o exame de bioimpedância. Através dele, é possível estimar toda a composição corpórea do indivíduo de forma completa e precisa, incluindo o peso dos músculos, percentual de gordura, densidade óssea, entre outros.
Outra falha ao utilizar o IMC como ferramenta única de avaliação corporal é o fato de não conseguir identificar o chamado “falso magro”.
O que é Falso Magro?
O termo “falso magro” refere-se àquelas pessoas que, apesar de aparentarem ter um peso normal e uma aparência magra, na verdade possuem um alto percentual de gordura corporal em relação à massa muscular. Muitas delas têm um acúmulo excessivo de gordura, especialmente na região abdominal, o que aumenta os riscos de doenças metabólicas e cardiovasculares.
Muitas pessoas buscam aumentar a Massa Magra para ter um corpo mais definido, tonificado e esteticamente agradável, mas, para além desta finalidade, a construção muscular traz uma série de benefícios à Saúde. Afinal, o corpo é um complexo sistema que depende dos músculos para se manter ativo. Caminhar, sentar e até mesmo respirar estão relacionados com a efetividade de sua musculatura.
Conheça outros benefícios da Hipertrofia Muscular:
- Fortalecimento dos ossos: Músculos fortalecidos ajudam a aumentar a densidade óssea, reduzindo o risco de doenças como a osteoporose.
- Melhora do desempenho físico: O aumento da massa muscular proporciona maior resistência, força e equilíbrio, potencializando o desempenho em atividades físicas e esportivas.
- Prevenção de lesões: Músculos mais fortes ajudam a proteger articulações e tendões, reduzindo o risco de lesões durante a prática de exercícios.
- Controle do peso: O aumento da massa muscular auxilia na queima de calorias, facilitando o controle do peso corporal.
- Melhora da saúde cardiovascular: A Hipertrofia Muscular contribui para a prevenção de doenças cardíacas, pois músculos mais fortes favorecem a circulação sanguínea e reduzem a pressão arterial.
Como Ganhar Massa Magra?
Na verdade, “ganhar” não é o termo mais correto para definir este processo, pois aumentar a massa muscular é uma construção que demanda orientação profissional, disciplina e constância.
Quando se fala em Hipertrofia Muscular, é impossível não mencionar a musculação, uma vez que é a forma mais eficiente de obter hipertrofia muscular.
Ao contrário do que muitos pensam, a hipertrofia não se deve somente à musculação. É necessária uma dieta adequada, dentre outras abordagens, para suprir a perda de energia e possibilitar a construção do músculo.
Uma dieta inapropriada acompanhada de musculação pode resultar na perda de conteúdo proteico no tecido muscular. Pessoas que buscam o máximo de hipertrofia muscular precisam de acompanhamento metabólico, hormonal e nutricional.
Em nosso protocolo de Construção Muscular, oferecemos um acompanhamento completo para quem busca aumentar massa muscular, ganhar força e disposição. Nossa equipe multidisciplinar objetiva potencializar os resultados da musculação com um plano alimentar adequado, reposição hormonal e suplementação de vitaminas, sais minerais e outros recursos ergogênicos, quando necessário.
Siga o @institutofaustino no instagram e saiba mais.