Cúrcuma e gengibre ganham destaque como aliados naturais no controle do peso; veja motivos

Ingredientes asiáticos ajudam o metabolismo e a digestão e podem contribuir com quem busca manter o peso sob controle

Gengibre e cúrcuma são aliados da saúde, segundo estudos

A manutenção de um peso corporal saudável é essencial para prevenir doenças crônicas e garantir mais qualidade de vida. Estudos mostram que evitar o sobrepeso ajuda a reduzir o risco de problemas cardíacos, diabetes tipo 2, hipertensão e até alguns tipos de câncer, além de contribuir para mais disposição física e mental.

Nesse cenário, cresce o interesse por alternativas naturais que possam complementar os cuidados tradicionais. Entre elas, a cúrcuma e o gengibre chamam atenção não apenas pelo uso culinário, mas também pelos possíveis benefícios para o metabolismo e para a regulação do peso corporal.

Ambos os ingredientes, originários do sudoeste asiático, são utilizados há séculos na medicina tradicional de diferentes culturas. Versáteis e fáceis de incluir no dia a dia, eles podem favorecer a digestão e ajudar a evitar desconfortos relacionados ao peso.

Leia também

O gengibre contém gingerol, composto que acelera o esvaziamento gástrico e facilita o trânsito dos alimentos. Já a cúrcuma é rica em curcumina, substância estudada por suas propriedades anti-inflamatórias e por seu possível impacto em condições metabólicas ligadas ao sobrepeso. Juntos, podem oferecer benefícios complementares ao equilíbrio do metabolismo.

Estudos mostram que, além de auxiliar no controle do peso, a combinação também se destaca pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. De acordo com pesquisas, consumidos em infusões, alimentos ou temperos, cúrcuma e gengibre ajudam a proteger as células e podem contribuir para o bem-estar geral.

Para o uso diário, é possível preparar chás com as raízes frescas ou adicionar as versões em pó a pratos variados, sempre evitando doses excessivas, conforme recomendam especialistas.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.

Ouvindo...