Antes de pegar a
Profissionais de segurança viária ouvidos pelo site Infobae alertam que não existe um valor universal para todos os carros. A recomendação sempre deve ser consultada no manual do veículo ou na etiqueta localizada no marco da porta do motorista. Para a maioria dos modelos médios, a pressão costuma girar em torno de 32 a 33 PSI, enquanto SUVs podem exigir cerca de 34 PSI.
Os técnicos recomendam calibrar um pouco acima do valor usado no trajeto urbano, já que o carro enfrenta mais peso de bagagens e passageiros durante horas na estrada. A medição precisa ser feita com os pneus frios para evitar leituras distorcidas pelo calor gerado em movimento.
Além da calibragem, especialistas lembram que a profundidade mínima do sulco deve ser de 1,6 milímetro. Também é essencial verificar a banda de rodagem, possíveis deformações e incluir a estepe na checagem. Pressão errada aumenta o desgaste, piora a frenagem e compromete o controle do veículo.
Relatórios técnicos mostram que a calibragem correta melhora o consumo e prolonga a vida útil dos pneus. As recomendações incluem alinhar e balancear a cada 10 mil quilômetros e substituir as rodas entre 60 mil quilômetros ou de 5 a 10 anos de uso, observando sinais de envelhecimento do material.