Yaris Cross: Toyota adia para 2026 lançamento do SUV mais barato da marca

Temporal que atingiu fábrica no Brasil atrasou a produção e mudou o cronograma do novo SUV compacto que será a aposta da japonesa para disputar espaço com VW T-Cross, Chevrolet Tracker e chineses elétricos

Plataforma atual do Toyota Yaris convencional será utilizada para a construção da versão SUV do modelo

A Toyota reorganizou seu calendário após um forte temporal atingir uma de suas fábricas, localizada em São Paulo. O evento climático comprometeu a fabricação de motores no Brasil e adiou para 2026 o lançamento do Yaris Cross, previsto inicialmente para novembro de 2025.

O modelo será o próximo SUV compacto da marca japonesa e ficará posicionado como o mais barato da linha, abaixo do Corolla Cross. A estratégia busca ampliar a presença da empresa no segmento B SUV, um dos que mais crescem no mercado regional.

Leia também

O Yaris Cross erá produzido em Sorocaba, no interior paulista. Ele compartilha plataforma com o Yaris convencional e terá opções com motor 1.5 a combustão e versões híbridas. As medidas incluem 4,31 metros de comprimento e porta malas de cerca de 471 litros, um dos maiores da categoria.

Motivo do atraso

O atraso ocorreu após uma tempestade atingir o complexo industrial de Porto Feliz em setembro de 2025, interrompendo a produção de motores e afetando o planejamento de novos modelos. Apesar de as atividades terem começado a ser retomadas em novembro daquele ano, o início da fabricação do novo SUV ainda não recebeu nova data.

Mesmo com o contratempo, a Toyota mantém o Yaris Cross como peça central de sua estratégia regional. A marca acredita que o modelo ampliará sua base de clientes e reforçará a oferta de SUVs em uma faixa de preço mais acessível. A nova data de lançamento será divulgada após a normalização total da produção no Brasil.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.

Ouvindo...