Como é o novo Toyota Corolla revelado na China

Imagens de patente mostram como será a próxima atualização do sedã médio

O Ministério da Indústria e Informação Tecnológica da China (MIIT), conhecido por antecipar lançamentos automotivos, voltou a vazar imagens antes da hora — e o protagonista da vez é o Toyota Corolla. De acordo com o site russo Naavtotrasse, o sedã médio apareceu em fotos do órgão chinês com um visual completamente renovado e dimensões maiores, sinalizando uma profunda atualização para a próxima atualização do modelo.

A dianteira é o destaque ao adotar um estilo mais moderno e esportivo, com faróis estreitos em formato de “C”, conectados por uma faixa de LED que percorre toda a grade. O para-choque redesenhado tem aberturas menores e linhas inspiradas em modelos como Camry, Prius e bZ3, aproximando o sedã da nova identidade visual global da Toyota. Já a traseira mantém o desenho conhecido, mas ganha lanternas interligadas por uma barra iluminada, seguindo a tendência atual adotada por várias marcas.

As dimensões também mudaram: o novo Corolla chinês terá 4,71 metros de comprimento (8 cm a mais que o modelo brasileiro) e 2,75 m de entre-eixos, um acréscimo de 5 cm. Largura e altura permanecem em 1,78 m e 1,45 m, respectivamente. O aumento promete beneficiar o espaço interno e o conforto dos ocupantes – característica apreciada pelo público chinês.

Sob o capô, a Toyota manterá inicialmente as duas motorizações já conhecidas no Brasil. O primeiro conjunto traz o motor 2.0 aspirado de 175 cv de potência e 21,3 kgfm de torque, associado ao câmbio CVT de dez marchas simuladas. Já a versão híbrida flex combina o motor 1.8 ciclo Atkinson a dois propulsores elétricos, resultando em 122 cv de potência total.

Entretanto, a grande novidade deverá vir com a décima terceira geração global do modelo, que terá novos motores desenvolvidos em parceria com as marcas japonesas Mazda e Subaru, além de uma inédita versão híbrida plug-in (PHEV) com autonomia combinada de até 2.100 km.

Ainda sem detalhes sobre equipamentos, espera-se que o novo Corolla fique mais tecnológico e seguro, com painel digital, central multimídia ampliada e freio de estacionamento eletrônico em todas as versões — a exemplo do que já ocorre no Prius.

O lançamento global do novo Toyota Corolla está previsto para 2026, com chegada ao Brasil em meados de 2027. Até lá, o foco da marca por aqui será o Yaris Cross, SUV compacto híbrido que promete até 19 km/l e deve estrear no próximo ano – uma vez que o lançamento está atrasado devido a destruição da linha de produção da fábrica de Porto Feliz-SP, devastada por um temporal em setembro.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...