As
Em entrevista ao Zoe Podcast , a médica destacou que adotar
A hipertensão é um dos principais riscos, pois geralmente não apresenta sintomas. “Não há sintomas de pressão arterial alta. Por isso, na maioria dos casos, não apresenta sintomas evidentes, por isso a pessoa pode passar por cima”, alertou.
Além da pressão alta, fatores como má alimentação, sedentarismo, tabagismo, obesidade e até a qualidade do sono influenciam a saúde cardiovascular. “Muitas pessoas não priorizam o sono e não se dão conta de que dormir é fundamental para prevenir doenças cardíacas”, disse a especialista.
Dormir de sete a oito horas por noite, manter horários regulares de sono e vigília, ter rotina equilibrada de alimentação e exercícios e controlar peso, colesterol, glicose e pressão arterial são passos fundamentais. Segundo Makarem, “qualquer melhora em seu sono ao longo de sua vida terá um benefício para prevenir doenças cardíacas”.
Os 8 fatores essenciais para a saúde do coração, de acordo com a Associação Americana do Coração e a médica Nour Makarem, são:
- Alimentação saudável (como a dieta mediterrânea ou DASH)
- Atividade física regular (150 minutos por semana)
- Evitar tabaco e nicotina
- Saúde do sono
- Controle da pressão arterial
- Controle do colesterol
- Controle da glicose
- Manutenção de peso saudável
Estudos mostram que seguir essas recomendações pode acrescentar até 10 anos de vida saudável, além de tornar a idade biológica até oito anos mais jovem. “Não se pode pensar que o colesterol é o único indicador de risco de doença cardíaca. O nível de açúcar no sangue, a pressão arterial e o peso também são medições importantes”, reforçou a especialista.