Tempo seco, temperatura alta, cidade enfumaçada e o número de incêndios e batendo recorde em todo o estado. A fumaça aliada ao tempo seco não prejudica apenas o sistema respiratório. Pele, cabelo e o coração também sentem os efeitos.
De acordo com o cardiologista, José Pedro Jorge Filho, o nome já diz, sistema cardiorrespiratório. Está tudo ligado. Como são sistemas interligados, quando você tem uma inflamação do sistema respiratório, tipo uma gripe, ou uma sinusite, ou uma bronquite, ou mesmo pneumonia, existe um risco maior de infartos e arritmias e problemas cardíacos relacionados.
“Nós estamos falando de quatro fatores que estão, no momento, se somando. A baixa umidade do ar, a poeira, a fumaça e, eventualmente, quando acontece o frio. Todos eles irritam as vias respiratórias, provocam a inflamação das vias respiratórias e, eventualmente, podem provocar problemas cardíacos, como infartos e arritmias”, explica.
Outro fator preocupante para a saúde, segundo o cardiologista, é a poluição que se junta a todos os outros problemas. “O problema é que as grandes cidades, como a nossa, têm fumaça dos escapamentos de carro e das fábricas. Essas fumaças têm componentes diferentes da fumaça de queimada. Ela tem, além do gás carbônico, o nosso carbono, ela tem metais pesados, como chumbo, arsênico, e isso pode provocar, está demonstrado que isso provoca maior risco cardiovascular diretamente. Como nós estamos em um fenômeno de inversão térmica, em que a fumaça está parada, não venta, você vê isso em vários pontos da cidade, esse quinto fator, que é a fumaça industrial, vamos dizer assim, a poluição atmosférica tradicional, além da queimada, ela contribui mais ainda”, alerta.
Leia mais
Onda de calor continua a atuar em MG, e termômetros podem chegar a 40 °C nesta quinta (5)
Onda de calor: Inmet amplia para 588 cidades de Minas que podem ser atingidas; veja lista
Antes e depois: veja imagens de como a névoa seca mudou o cenário de BH
Prevenção
Vacinar contra a gripe e pneumonia é fundamental para todo mundo, mas o cuidado tem que ser ainda maior quando se fala em crianças e de idosos. O médico detalha que no caso da vacina contra a gripe, ela é para a população toda. Mas existe a vacina de pneumonia que deve ser feita para crianças e idosos. Esta vacina é eficaz e evita problemas mais sérios, como pneumonia graves, que podem também provocar problemas cardíacos relacionados.
Outros cuidados podem ser tomados na tentativa de reduzir os impactos do tempo seco para a saúde. “Existem aquelas indicações clássicas, se manter bem hidratado, deixar sempre um vasilhame com água dentro do quarto, e, para aquelas pessoas mais sensíveis, e fazer a nebulização do ambiente. Além disso, ainda é possível fazer, para aquelas pessoas que têm a garganta muito seca, gargarejos frequentes com soro fisiológico, com uma xícara de água morna, uma pitadinha de sal. E, outra medida muito importante, lavar o nariz com soro fisiológico”, detalha o cardiologista, José Pedro Jorge Filho.