Ouvindo...

Santa Casa BH realiza mutirão de cateterismo e angioplastia para pacientes do SUS

Objetivo é acelerar o diagnóstico e o tratamento de doenças cardíacas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)

Santa Casa BH fará mutirão de cateterismo e angioplastia para pacientes do SUS

A Santa Casa de Belo Horizonte, realiza neste próximo sábado (18), um mutirão de cateterismos e angioplastias voltado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam pelo exame na fila da Prefeitura. O objetivo é acelerar o diagnóstico e o tratamento de doenças cardíacas.

O primeiro mutirão, realizado em 27 de setembro, beneficiou 32 pacientes. Nesta nova etapa, a expectativa é atender 52 pessoas neste sábado. Os procedimentos incluem cateterismos e angioplastias, que desobstruem artérias bloqueadas, realizados de forma imediata, sem que o paciente precise retornar à fila.

Os recursos destinados à ação possibilitaram a compra de equipamentos como monitor de creatinina e polígrafo, aumentando a capacidade do setor. Com o investimento, a Santa Casa estima ampliar em até 25% o número de cateterismos realizados e viabilizar 500 procedimentos atualmente subfinanciados pelo SUS.

Cenário em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, mais de 28 mil pessoas aguardam cirurgias eletivas pelo SUS, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Em Minas Gerais, esse número chega a cerca de 500 mil. Embora cateterismos e angioplastias não estejam entre os procedimentos mais frequentes dessas listas, o aumento das doenças cardiovasculares — responsáveis por cerca de 30% das mortes no país — reforça a importância de mutirões e investimentos na área.

Para o cardiologista Saulo Augusto de Lima, que integra a equipe da Santa Casa, ações como essa simbolizam o compromisso de transformar recursos públicos em atendimento de qualidade e esperança para quem espera pelo SUS.

Serviço

O mutirão será realizado no Centro de Diagnóstico e Tratamento da Santa Casa BH, das 9h às 19h, com atendimentos 100% voltados a pacientes do SUS encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O mutirão foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, da vereadora Marcela Trópia (Novo).

(Sob supervisão de Lucas Borges)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.