O cantor Justin Timberlake revelou, nesta quinta-feira (31), que foi
Segundo a infectologista Carolina Toniolo, Diretora de Práticas Assistenciais na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos (SP), doença de Lyme é uma infecção causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, transmitida por picada de um
“Em países como os EUA, especialmente em regiões com florestas e clima mais frio, ela é relativamente comum. Já no Brasil, é considerada muito rara, e os casos que aparecem costumam ter características diferentes da doença original descrita no exterior”, explicou.
O principal sintoma da doença é uma mancha avermelhada na pele, que cresce em círculos, como se fosse um alvo. Outros sintomas podem ser:
- febre;
- cansaço;
- dor no corpo;
- dor de cabeça;
- mal-estar.
Se a doença evoluir, pode causar problemas nas articulações, no coração e até mesmo no sistema nervoso.
No geral, a doença não deixa sequelas, mas algumas pessoas podem continuar sentindo cansaço, dores e dificuldade de concentração após terem tido a Doença de Lyme.
“Isso pode durar alguns meses, mas tende a melhorar com o tempo e sem necessidade de mais antibióticos. Se a pessoa não for tratada, aí sim podem surgir sequelas mais sérias e duradouras, como artrite crônica com inflamação e inchaço recorrente em grandes articulações (especialmente joelhos), neurite periférica ou neurossíndrome (incluindo paralisia facial tipo Bell), meningite linfocítica, bloqueios cardíacos (cardite de Lyme) ou até complicações neurológicas, como encefalopatia.”, explicou.
Tratamentos e como evitar
O tratamento da doença é feito por meio de antibióticos por via oral, geralmente durante 10 e 21 dias, segundo a especialista. Em casos graves, pode ser necessário o uso de antibiótico na veia.
Para evitar a infecção, o melhor caminho é evitar picadas de carrapato.
“Se for para áreas de mata, use roupas compridas, de preferência claras, para enxergar melhor os carrapatos. Passe repelente, principalmente nas pernas e tornozelos. E, quando voltar para casa, examine o corpo inteiro — o carrapato precisa ficar grudado por mais de um dia para transmitir a bactéria. Se for removido rapidamente, o risco de infecção é quase zero. A boa notícia é que, no Brasil, a forma clássica da doença de Lyme não ocorre. Então, o risco é extremamente baixo. Mesmo assim, é sempre bom se proteger contra picadas de carrapatos, que podem transmitir outras doenças, como
Outros artistas tiveram a doença
Outros artistas também foram diagnosticados com a doença. A cantora