Ouvindo...

Avril Lavigne, Sandy e Alessandra Negrini: existe fórmula para a juventude?

Especialistas revelam se existe alguma fórmula para a jovialidade e destacam qual é o pior ‘inimigo’ dela

Avril Lavigne completou 40 anos nesta sexta-feira (27)

O que Avril Lavigne, Sandy e Alessandra Negrini têm em comum? As três famosas não aparentam ter a idade que possuem. A Rainha do Pop-Punk, inclusive, completou 40 anos nesta sexta-feira (27), e sua “fórmula para juventude” voltou a ser questionada.

Por outro lado, Sandy tem 41 anos e Alessandra Negrini, 54. Mas, afinal, existe alguma fórmula para não envelhecer tão rápido? Especialistas na área da saúde explicam o que levam algumas celebridades a aparentarem ser bem mais jovens e quais cuidados são essenciais para se manter assim por mais tempo.

Lucas Miranda, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esclarece: “O envelhecimento é um processo multifatorial, influenciado tanto pela genética quanto pelo ambiente. Genética, sem dúvida, desempenha um papel importante, mas não é o único fator. Fatores como estilo de vida, exposição solar, alimentação, cuidados com a pele e tratamentos estéticos podem retardar o surgimento de sinais de envelhecimento. Não há uma ‘fórmula mágica’, mas sim um conjunto de boas práticas para manutenção da pele”.

Avril Lavigne, de 40 anos, Sandy, de 41, e Alessandra Negrini, de 54

Leia também

Médico dermatologista e professor universitário, Rotsen Caetano também pontua: “Não tem fórmula. Eu digo que em dermatologia, quando se faz o básico, a gente consegue manter uma pele saudável, bonita, sem manchas e, claro, nascer com uma boa genética faz toda a diferença. Algumas famosas por terem poder aquisitivo possuem acesso a tratamentos mais eficazes e caros, como lasers ou peelings”. Segundo o médico, isso é mais efetivo do que o uso de cremes ou pomadas.

Thiago Martins, biomédico e mestre em Medicina Estética, compartilha, ainda, que o “uso de tecnologias avançadas é muito comum”. Ou seja, nem tudo é realmente o que parece, o que vale o alerta.

O que fazer para manter a pele mais jovem?

Antes de mais nada, os especialistas falam sobre a importância da prevenção e dos cuidados diários com a saúde da pele. “A proteção solar diária é essencial. Além disso, uma rotina de cuidados com produtos adequados ao tipo de pele, como antioxidantes, hidratantes e o uso de retinoides, pode contribuir para a manutenção da saúde da pele. Alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, como evitar tabagismo e excesso de álcool, também são fundamentais”, destaca Lucas Miranda.

Thiago Martins acrescenta: "É fundamental fazer uso diário de protetor solar, preferencialmente com FPS acima de 30, e a adotar de uma rotina de skincare que inclua antioxidantes, produtos que ajudem na renovação celular e os componentes necessários, de acordo com cada tipo específico de pele. Vale também investir em uma alimentação balanceada, não beber, não fumar, evitar o açúcar e alimentos gordurosos e consumir uma boa quantidade água para manter o corpo hidratado, além de evitar o estresse e dormir bem”.

Não me cuidei, e agora? Confira tratamentos

Lucas Miranda lista alguns tratamentos que podem auxiliar na manutenção da jovialidade e de uma pele mais bonita e saudável. “Entre os tratamentos mais procurados estão o laser, a radiofrequência, microagulhamento e peelings químicos. Preenchedores à base de ácido hialurônico, toxina botulínica e bioestimuladores de colágeno também são muito utilizados para melhorar a firmeza e suavizar linhas de expressão. Cada tratamento é indicado conforme as necessidades individuais do paciente”, destaca.

Thiago Martins também faz recomendações. “Os tratamentos mais comuns incluem o uso de lasers para renovação da pele, botox, preenchedores com ácido hialurônico, skinbooster, bioestimuladores de colágeno, ultraformer, dentre outros. Cada um deles tem uma finalidade. É fundamental a avaliação de um profissional qualificado para entender as necessidades individuais do paciente”.

Dica de ouro

Questionados sobre uma dica de ouro, os profissionais da saúde defendem o uso do protetor solar. “Se eu pudesse dar um conselho para quem quer manter a pele bonita, saudável e não tem muito dinheiro para poder investir é fazer o básico. Usar protetor solar e não ficar se expondo ao sol, que é o pior inimigo da juventude. Ele favorece ao aparecimento de manchas, da degradação do colágeno, então não adianta, tem que se proteger do sol”, afirma Rotsen Caetano.

Lucas Miranda completa: “A aplicação diária de protetor solar, mesmo em dias nublados ou dentro de casa. Ele é a principal barreira contra o fotoenvelhecimento, uma das causas mais significativas do envelhecimento precoce da pele”.

Thiago Martins sugere, ainda, o uso de protetor solar com cor, inclusive para homens. “O uso correto do filtro solar com cor diariamente para proteger dos raios solares e também da luz azul do computador. Muitos homens acham que é com maquiagem, o que não é verdade”, pontua ele, que acrescenta. “Com fator de proteção superior a 30.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.