Ouvindo...

Influenciadora fica paraplégica após ser picada por carrapato; diagnóstico é de doença rara

Segundo Maria, os primeiros sintomas foram leves, até evoluir para um quadro grave

O caso começou com sintomas vagos, como dores no corpo e fadiga, e evoluiu para um quadro grave, que a deixou sem conseguir caminhar.

Uma influenciadora de 31 anos precisou reaprender a andar após ficar paralisada da cintura para baixo devido a complicações causadas por uma picada de carrapato. Maria Palen tem mais de 20 mil seguidores e usa suas redes sociais para mostrar seu dia a dia. Segundo ela, o caso começou com sintomas vagos, como dores no corpo, fadiga, e evoluiu para um quadro grave.

Maria ficou sem caminhar desde outubro de 2024. Formada em engenharia química, Palen optou pelo estilo de vida saudável e compartilha sua rotina de exercícios e alimentação no Instagram. Em relação ao diagnóstico, a influenciadora contou que os exames apontaram infecção por Babesia, parasita transmitido por carrapatos e responsável por destruir suas células vermelhas.

“Assim que os analgésicos fizeram efeito no hospital, minhas pernas começaram a ficar dormentes”, iniciou. “Primeiro à esquerda, depois à direita, até chegar ao meu umbigo”, continuou Palen. A criadora de conteúdo, que antes acordava às 4h para ir à academia, passou a viver entre hospitais, centros de reabilitação e sessões de fisioterapia.

“Durante todo o ano de 2024, senti tanta dor que era difícil fazer tarefas simples. Meu polegar doía tanto e estava tão inchado e inflamado que era difícil bloquear meu telefone”, relembrou.

Diagnóstico de mielite transversa

Segundo a influenciadora, a situação ficou pior quando ela viajou da Califórnia ao Texas e sentiu fortes dores e perdeu a capacidade de urinar. Maria precisou ser internada e, dois dias depois, foi diagnosticada com mielite transversa. A doença é uma inflamação na medula espinhal associada à Doença de Lyme. Ela chegou a tomar diversos antibióticos e recebeu a resposta de 33% de chance de recuperação total, parcial ou nenhuma.

Desde então, ela precisou passar por internação, reabilitação e agora faz fisioterapia em casa. Conforme a influenciadora, os médicos ainda não conseguiram explicar por completo a origem do surto que atingiu o sistema nervoso e o comprometimento neurológico, que é severo.

O problema de saúde, somado ao tratamento complexo, fez com que a mulher não pudesse mais trabalhar e esgotasse suas economias. Ela precisou voltar à residência dos pais e uma amiga chegou a organizar uma vaquinha para cobrir os custos médicos.

Conforme autoridades de saúde dos Estados Unidos, um alerta em relação aos casos de babesiose foi emitido, já que estão em alta, especialmente no Nordeste e Centro-Oeste do país. A infecção pode ser confundida com outras doenças e muitos médicos ainda têm dificuldade para diagnosticá-la corretamente.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.