Médicos alertam para riscos após medo exagerado dos pais sobre micropênis em filhos

Pesquisadora apresentou no Congresso Brasileiro de Urologia estudo que aponta que 24% dos genitores acham que o filho tem pênis menor do que o normal

Médicos alertam para riscos após medo exagerado dos pais sobre micropênis em filhos

Médicos do departamento de Uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alertam para um aumento na preocupação dos pais sobre o risco de que os filhos tenham micropênis.

Durante a 40ª edição do Congresso Brasileiro de Urologia, realizado entre os dias 15 a 18 de novembro em Florianópolis, foi apresentada os resultados preliminares de um estudo que pesquisou a percepção dos genitores sobre o tamanho peniano dos meninos.

Segundo Marcos Machado, coordenador do departamento, e Veridiana Andrioli, professora de Uropediatria, a motivação para o levantamento foi a epidemia de tratamentos hormonais indevidos em crianças, propagada, principalmente, pelas redes sociais.

24% dos pais acham que o pênis do filho é pequeno

Participaram da pesquisa 99 familiares. Os dados foram coletados durante atendimentos na Ação Social do Novembrinho Azul, realizados no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

Os pesquisadores solicitaram para um responsável medir o pênis da criança e, em seguida, eles realizavam o procedimento. A média dos tamanhos mensurados pelos pais foi de 3,64 cm, enquanto a dos médicos de 6,18 cm. Não foi diagnosticado nenhum caso de micropênis.

“Entre as conclusões do nosso estudo, podemos ressaltar que os responsáveis subestimam, de forma significativa, tanto o comprimento quanto o diâmetro/circunferência do pênis em relação ao exame objetivo do médico”, disse Veridiana Andrioli.

Além das medições, os médicos questionaram aos genitores sobre como avaliavam o tamanho do órgão genital do filho em comparação a crianças da mesma idade:

  • 48% responderam considerar normal;
  • 24% achavam menor;
  • 22% maior;
  • 5% não opinaram.

Apresentando em primeira mão no Congresso Brasileiro de Urologia, os resultados da pesquisa da professora Veridiana Andrioli ainda serão publicados em uma revista científica.

Congresso Brasileiro de Urologia

A 40ª edição do Congresso Brasileiro de Urologia, considerado o terceiro maior de Urologia do mundo, recebeu mais de 3 mil congressistas, 450 palestrantes nacionais e 62 internacionais. Além disso, ocorreram nos quatro dias de evento 48 cursos, workshops e lessons. A próxima edição será realizada entre os dias 20 a 23 de novembro de 2027, no Rio de Janeiro.

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...