Aos 75 anos, Faustão tem quatro órgãos transplantados. Após ser submetido a transplantes de
Devido aos procedimentos, Faustão está internado no Einstein Hospital Israelita, em São Paulo. Ele deu entrada na unidade no dia 21 de maio de 2025 para tratar uma
O médico José de Alencar Gonçalves de Macedo, cirurgião-geral e do aparelho digestivo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva e cooperado a Unimed-BH, explicou à Itatiaia que a idade do paciente transplantado é um fator importante na recuperação e nos riscos pós-cirúrgicos.
“A idade cronológica [quantos anos a pessoa tem] tem que ser levado em conta, mas muito mais importante é a idade fisiológica, que é a soma dos anos de vida da pessoa com os desgastes que ela sofreu ao longo da vida. Todos esses fatores negativos somados a idade cronológica determina uma situação delicada, quanto mais velho mais difícil é a recuperação de cirurgias de grande porte”, alertou.
Segundo o profissional, os desgastes vividos ao longo da vida, além de doenças prévias, como cardiopatias ou cálculo renal, são resultantes de comportamentos pessoais. Por exemplo, a situação pode ser mais grave se a pessoa fumou ou consumiu álcool exageradamente, e mais branda se praticou atividade física, manteve alimentação saudável, entre outros hábitos.
O que é a sepse?
Vale lembrar que Faustão foi hospitalizado, inicialmente, para tratar uma grave infecção que avançou para um quadro de sepse. Macedo explica que a doença é o resultado da reação do organismo a uma infeção.
“As vezes essa reação pode ser desregulada, e isso que é chamado de sepse. É uma resposta desregulada do nosso corpo em que um ou mais órgãos entram em disfunção”, diz o médico.
De acordo com José de Alencar, as sepses com falência orgânica é a manifestação mais grave do quadro. "É uma situação grave, sobretudo em uma pessoa transplantada que recebe medicação imunossupressora.
Como está Faustão hoje?
O boletim médico mais recente de Faustão aponta que o
Do ponto de vista médico, a extubação significa que o paciente não precisa mais do suporte da ventilação mecânica invasiva para respirar adequadamente.