Ouvindo...

Como fica a saúde de Faustão após transplantes aos 75 anos? Médico explica quadro

Faustão segue internado se recuperando de dois novos transplantes

Faustão está com 75 anos

Aos 75 anos, Faustão tem quatro órgãos transplantados. Após ser submetido a transplantes de coração e de rim, em agosto de 2023 e fevereiro de 2024, respectivamente, na última semana o apresentador recebeu um novo fígado e, novamente, um novo rim.

Devido aos procedimentos, Faustão está internado no Einstein Hospital Israelita, em São Paulo. Ele deu entrada na unidade no dia 21 de maio de 2025 para tratar uma infecção bacteriana aguda com sepse, e, por conta de problemas hepáticos e renais, precisou passar pelos dois últimos transplantes, sendo um retransplante.

O médico José de Alencar Gonçalves de Macedo, cirurgião-geral e do aparelho digestivo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva e cooperado a Unimed-BH, explicou à Itatiaia que a idade do paciente transplantado é um fator importante na recuperação e nos riscos pós-cirúrgicos.

“A idade cronológica [quantos anos a pessoa tem] tem que ser levado em conta, mas muito mais importante é a idade fisiológica, que é a soma dos anos de vida da pessoa com os desgastes que ela sofreu ao longo da vida. Todos esses fatores negativos somados a idade cronológica determina uma situação delicada, quanto mais velho mais difícil é a recuperação de cirurgias de grande porte”, alertou.

Segundo o profissional, os desgastes vividos ao longo da vida, além de doenças prévias, como cardiopatias ou cálculo renal, são resultantes de comportamentos pessoais. Por exemplo, a situação pode ser mais grave se a pessoa fumou ou consumiu álcool exageradamente, e mais branda se praticou atividade física, manteve alimentação saudável, entre outros hábitos.

O que é a sepse?

Vale lembrar que Faustão foi hospitalizado, inicialmente, para tratar uma grave infecção que avançou para um quadro de sepse. Macedo explica que a doença é o resultado da reação do organismo a uma infeção.

“As vezes essa reação pode ser desregulada, e isso que é chamado de sepse. É uma resposta desregulada do nosso corpo em que um ou mais órgãos entram em disfunção”, diz o médico.

De acordo com José de Alencar, as sepses com falência orgânica é a manifestação mais grave do quadro. "É uma situação grave, sobretudo em uma pessoa transplantada que recebe medicação imunossupressora.

Como está Faustão hoje?

O boletim médico mais recente de Faustão aponta que o ele foi extubado no último sábado (9). No momento, o comunicador está se recuperando após a realização das duas cirurgias.

Do ponto de vista médico, a extubação significa que o paciente não precisa mais do suporte da ventilação mecânica invasiva para respirar adequadamente.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.