Um novo estudo relacionou o uso de medicamentos usados para combater a diabetes e sobrepeso, como
A pesquisa, liderada por Lucas A. Mavromatis, da Escola Grossman de Medicina da Universidade de Nova York, também mostrou que aqueles que usaram os medicamentos da classe do
“É um resultado bastante interessante e que merece atenção da comunidade médica. Já sabemos há muito tempo da associação entre obesidade e o risco aumentado de diversos tipos de câncer, por isso qualquer intervenção que possa contribuir para a redução desse risco é bem-vinda. No entanto, é fundamental destacar que se trata de um estudo observacional, e não de um ensaio clínico controlado. Ou seja, os dados levantam uma hipótese relevante — a de que a medicação pode reduzir o risco de desenvolvimento de tumores —, mas essa relação ainda precisa ser confirmada por estudos futuros”, analisa Mauro Donadio, oncologista da Oncoclínicas.
A proteção foi especialmente significativa para
Os cânceres associados à obesidade, considerados para a pesquisa, são os seguintes:
- 1. Adenocarcinoma do esôfago
- 2. Mama (em mulheres pós-menopáusicas)
- 3. Intestino
- 4. Reto
- 5. Útero
- 6. Vesícula biliar
- 7. Parte superior do estômago
- 8. Rins
- 9. Fígado
- 10.Ovários
- 11. Pâncreas
- 12.Tireoide
- 13.Meningioma (tipo de câncer cerebral)
- 14.Mieloma múltiplo
Como a pesquisa foi feita
A pesquisa analisou dados de 170.030 pacientes com
Durante o período de acompanhamento, que durou cerca de quatro anos, metade dos pacientes recebeu tratamento com agonistas de GLP-1, classe do Ozempic, Wegovy e Mounjaro, enquanto a outra metade foi tratada com inibidores de DPP-4, medicamentos para diabetes que não induzem perda de peso.
O estudo é do tipo observacional, o que significa que identifica associações entre o uso dos medicamentos e a redução do câncer, mas não comprova uma relação direta de causa e efeito. Os pesquisadores pretendem acompanhar os pacientes por períodos mais longos e conduzir novos estudos em pessoas sem diabetes que utilizam estes medicamentos.
*Sob supervisão de Lucas Borges