A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou que investigará remédios similares ao Ozempic por possível conexão com casos de pensamento suicida, automutilação e depressão profunda.
O regulador de medicamentos da Europa disse à BBC News que está conduzindo a revisão de vacinas para perda de peso depois de ser alertado sobre uma possível ligação com pensamentos de autoextermínio e automutilação entre os usuários.
Conforme a reportagem, a avaliação de segurança analisará Wegovy, Saxenda e medicamentos semelhantes, como Ozempic, que ajudam a reduzir o apetite.
Inicialmente, avaliará os riscos do uso de medicamentos para perda de peso que contenham semaglutida ou liraglutida.
“Os relatos de casos incluíram dois casos de pensamentos suicidas — um após o uso de Saxenda e outro após Ozempic”, informou agência. “Um caso adicional relatou pensamentos de automutilação com Saxenda”, acrescentou.
Ozempic é o nome comercial do medicamento que tem a semaglutida como princípio ativo sendo comercializado no Brasil. O objetivo é ajudar a controlar o açúcar no sangue. Ele é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, mas há estudos indicando que ele pode ser um aliado a perda de peso.
A fabricante New Nordisk está trabalhando com a agência e disse à BBC que a segurança do paciente é uma prioridade. “Os agonistas do receptor GLP-1 têm sido usados para tratar o diabetes tipo 2 há mais de 15 anos e para o tratamento da obesidade há oito anos, incluindo produtos da Novo Nordisk, como semaglutida e liraglutida, que estão no mercado do Reino Unido desde 2018 e 2009 respectivamente”, disse.
A comercialização dos remédios não será afetada durante a análise.