Anvisa amplia tratamento de doenças graves com aprovação de remédio genérico

O remédio trata a Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) e a anemia aplásica severa

Agência ordenou que produtos de lote determinado da marca Água da Serra sejam recolhidos dos mercados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou o tratamento de duas doenças hematológicas graves com o registro do primeiro medicamento genérico do eltrombopague olamina. O remédio trata a Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) e a anemia aplásica severa e é equivalente ao Revolade, medicamento de referência.

Atualmente, segundo a Anvisa, o remédio já é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a introdução do produto genérico pode possibilitar a redução dos valores pagos pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que medicamentos genéricos devem ter preços 35% mais baixos que os de referência.

Leia também

Avaliação técnica

O medicamento passou por avaliação técnica rigorosa, a fim de comprovar a equivalência terapêutica em relação ao remédio de referência.

As doenças

De acordo com a Anvisa, os principais sintomas da Púrpura Trombocitopênica Idiopática são: surgimento de manchas avermelhadas na pele, hematomas não motivados por pancadas, sangramentos espontâneos na gengiva, narinas, urina e fezes e, especificamente nas mulheres, quadro de menstruação intensa.

Já a anemia aplásica severa é uma doença rara e grave em que a medula óssea para de produzir células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas). Entre os sintomas, estão: cansaço palidez, falta de ar, hematomas, sangramentos anormais e, em alguns casos, infecções bacterianas frequentes.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...