A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (
Em nota oficial, a Anvisa esclareceu que “a medida estava suspensa em razão de um recurso da empresa, porém a própria fabricante retirou o recurso, que tinha efeito suspensivo sobre a interdição. Assim, a interdição do produto continua em vigor”.
A Colgate confirmou a retirada do recurso e declarou acreditar “numa resolução oportuna do tema”. (Leia a íntegra da nota ao final da matéria).
Desde que o produto passou por uma reformulação,
- Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
- Sensação de queimação ou ardência;
- Dormência na boca ou nos lábios;
- Boca seca;
- Gengivas sensíveis ou irritadas;
- Vermelhidão na região bucal.
Casos mais graves também foram registrados. Denise Correia Santiago, moradora de Miracatu, em São Paulo, relatou ter
“Comecei a sentir uma secura na boca. Depois apareceu uma mancha vermelha, como se fosse uma queimadura. Isso foi se espalhando pela boca, ao redor e por dentro dos lábios”, afirmou em entrevista ao portal g1.
Ela relata ter ficado com os lábios inchados por cinco dias e estuda processar a empresa.
Pasta de dente da Colgate causa reação alérgica grave e mulher diz que irá processar empresa
A Anvisa reforça a orientação para que consumidores deixem de usar o produto e procurem atendimento médico caso apresentem sintomas adversos. A agência continua monitorando o caso.
O que fazer em caso de reações adversas?
Como recomendado pela Colgate e pela Anvisa, consumidores que tiverem reações adversas devem parar imediatamente de fazer o uso do produto. As situações devem ser reportadas à Anvisa pelo site
O consumidor também pode entrar em contato com a Colgate sobre o assunto pelo telefone 0800 703 7722.
Nota da Colgate:
“A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025 apresentou perante a ANVISA seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma a sua validade. A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema. A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento”, diz em nota a Colgate.