Ouvindo...

Pasta de dente da Colgate causa reação alérgica grave e mulher diz que irá processar empresa

Segundo a usuária, os sintomas surgiram após cinco dias; Procon-SP solicitou que a empresa descreva as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema

Pasta de dente da Colgate causa reação alérgica grave e mulher diz que irá processar empresa

Uma usuária da pasta de dente Colgate Clean Mint, pretende processar a empresa após ficar com sérias reações alérgicas. A mulher ficou com os lábios inchados por cinco dias. Vale lembrar que a Colgate teve a venda do creme dental que havia sido suspensa por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), liberada.

A moradora de Miracatu, em São Paulo disse que sentido o produto mais forte durante o primeiro uso, mas cinco dias depois começou a notar sintomas como vermelhidão, inchaço e queimaduras.

“Comecei a sentir uma secura na boca, aí depois apareceu uma mancha vermelha, como se fosse um queimado, só que aí esse queimado foi aumentando pela boca, ao redor, por dentro do lábio todo”, disse Denise Correia Santiago em relação às feridas em entrevista ao g1.

Ainda de acordo com a mulher, além dos cinco dias de feridas na boca, ela levou mais dois dias para se recuperar dos machucados. Agora ela decidiu entrar na Justiça após procurar saber os seus diretos de consumidora.

“Gostaria que as informações contidas atrás do produto fossem escritas com letras maiores […] e quando o fabricante mencionar que o produto possui nova fórmula, especificar qual o componente que foi acrescentado na embalagem”, afirmou Denise.

Anvisa interdita paste da Colgate após reações alérgicas e denuncia de consumidores.

O Procon-SP solicitou que a empresa descreva as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema. Consumidores descreveram sintomas como feridas na boca, inflamações gengivais e inchaços que chegaram a impedir a alimentação.

Denise precisou tomar duas injeções e medição alérgica além de permanecer em observação, já que corria o risco de fechamento de glote - causado pelo edema de glote - sendo uma reação alérgica grave que pode levar à morte. Os efeitos do produto foram registrados no dia 27 de março.

“Estou com a língua queimada em cima e embaixo, na gengiva, está tudo sensível. E é aquilo, se eu não tivesse ido para o pronto-socorro, pelo menos ter tomado a medicação, sei lá o que teria acontecido”, desabafou.

Segundo a Anvisa, de 1° de janeiro a 19 de março deste ano, o órgão recebeu oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca Colgate. A Anvisa detalhou que os principais sintomas relatados foram:

  • Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
  • Sensação de queimação/ardência;
  • Sensação de dormência (lábios/boca);
  • Sensação de ressecamento/boca seca;
  • Gengiva sensível/irritada;
  • Vermelhidão (lábios/boca).

Por meio de nota a Colgate diz que: “Lamentamos profundamente as situações adversas envolvendo o uso do creme dental Total Prevenção Ativa Clean Mint. Entendemos a relevância das reações relatadas por uma parcela de nossos consumidores e temos forte compromisso com a apuração de cada relato. Nos colocamos à disposição para tratar cada um deles por meio do www.colgatepalmolive.com.br”.

O que fazer em caso de reações adversas?

Como recomendado pela Colgate e pela Anvisa, consumidores que tiverem reações adversas devem parar imediatamente de fazer o uso do produto. As situações devem ser reportadas à Anvisa pelo site https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/cosmeticos, para que a agência investigue a situação e adote as medidas necessárias.

O consumidor também pode entrar em contato com a Colgate sobre o assunto pelo telefone 0800 703 7722.

Veja a nota anterior na íntegra:

''A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes - como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.’'

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.