A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (16), a Operação Denied Drop, com o cumprimento de nove mandados judiciais — sendo cinco de busca e apreensão, duas prisões temporárias e duas preventivas — contra integrantes de um grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas. Eles atuavam no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.
As investigações tiveram início em 12 de junho deste ano, quando o grupo tentou introduzir três malotes contendo cerca de 160 quilos de cocaína na área restrita do aeroporto. A ação foi flagrada durante a execução, o que permitiu à Polícia Federal apreender a droga e identificar o modus operandi da organização criminosa.
De acordo com os levantamentos, o grupo utilizava dois veículos — um atuando como “batedor”, responsável por monitorar a presença de policiamento no entorno, e outro transportando o entorpecente até a área restrita do aeroporto. No local, um funcionário do terminal, também envolvido no esquema, desviava a droga até a aeronave com destino a Joanesburgo, na África do Sul.
Leia também:
PF, Receita, ANP e Ministério da Agricultura miram fábricas clandestinas de bebidas PC de SP faz megaoperação contra quadrilha de roubo de alianças, celulares e motos
As investigações apontam que a organização tinha como objetivo o envio da cocaína ao país africano, com indícios de que o entorpecente seria redistribuído para outras nações.
A Polícia Federal reforça que a Operação Denied Drop representa mais uma ação prioritária no combate ao tráfico internacional de drogas e aos crimes conexos, reafirmando o compromisso da instituição com a segurança das fronteiras aéreas e a integridade das operações aeroportuárias.