Ouvindo...

Prova Nacional Docente (PND): candidatos já podem consultar local de prova; saiba como

Documento informa local, data e horário do exame, que será aplicado em 26 de outubro em todo o país

A PND será aplicada no dia 26 de outubro

Os inscritos na Prova Nacional Docente (PND) já podem consultar o local onde farão o exame. O cartão de confirmação de inscrição foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A consulta pode ser feita pelo site pnd.inep.gov.br/pnd, utilizando o login Gov.br. No cartão, além do endereço do local de prova, o participante encontra o número de inscrição, a data e os horários do exame, além da indicação de atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado. A consulta foi disponibilizada nessa última quarta-feira (15).

Quando e como será o exame

A PND será aplicada no dia 26 de outubro e funcionará de forma semelhante a um concurso nacional unificado, voltado à seleção de professores da educação básica para atuar nas redes públicas.

O exame não substituirá os concursos públicos, mas servirá como uma alternativa para auxiliar estados e municípios na contratação de profissionais com formação adequada.

A prova terá duas partes: Formação Geral Docente (FGD) e componente específico, de acordo com a área escolhida no ato da inscrição. Entre as áreas disponíveis estão Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Química e Pedagogia.

O exame terá duração de 5h30. A parte de formação geral contará com 30 questões objetivas e uma redação discursiva. Já o componente específico trará 50 questões de múltipla escolha, com situações-problema e estudos de caso.

Além da prova teórica, o exame incluirá questionários complementares, que vão coletar informações sobre o perfil dos participantes, o contexto formativo e a percepção em relação à prova, contribuindo para futuras avaliações da formação docente no país.

Confira calendário da PND 2025

  • Inscrições: 14 a 25 de julho ✔
  • Solicitação de atendimento especializado/nome social: até 25 de julho ✔
  • Pagamento da taxa: até 31 de julho ✔
  • Aplicação das provas: 26 de outubro
  • Divulgação do gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro
  • Recursos: 28 a 29 de outubro
  • Resultado dos recursos: 10 de novembro
  • Gabarito e padrão de resposta finais: 11 de novembro
  • Correção preliminar da questão discursiva: 25 de novembro
  • Recursos da correção: 25 e 26 de novembro
  • Resultado final: 10 de dezembro

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.