Os inscritos na
A consulta pode ser feita pelo site pnd.inep.gov.br/pnd, utilizando o login Gov.br. No cartão, além do endereço do local de prova, o participante encontra o número de inscrição, a data e os horários do exame, além da indicação de atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado. A consulta foi disponibilizada nessa última quarta-feira (15).
Quando e como será o exame
O exame não substituirá os concursos públicos, mas servirá como uma alternativa para auxiliar estados e municípios na contratação de profissionais com formação adequada.
A prova terá duas partes: Formação Geral Docente (FGD) e componente específico, de acordo com a área escolhida no ato da inscrição. Entre as áreas disponíveis estão Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Química e Pedagogia.
O exame terá duração de 5h30. A parte de formação geral contará com 30 questões objetivas e uma redação discursiva. Já o componente específico trará 50 questões de múltipla escolha, com situações-problema e estudos de caso.
Além da prova teórica, o exame incluirá questionários complementares, que vão coletar informações sobre o perfil dos participantes, o contexto formativo e a percepção em relação à prova, contribuindo para futuras avaliações da formação docente no país.
Confira calendário da PND 2025
- Inscrições: 14 a 25 de julho ✔
- Solicitação de atendimento especializado/nome social: até 25 de julho ✔
- Pagamento da taxa: até 31 de julho ✔
- Aplicação das provas: 26 de outubro
- Divulgação do gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro
- Recursos: 28 a 29 de outubro
- Resultado dos recursos: 10 de novembro
- Gabarito e padrão de resposta finais: 11 de novembro
- Correção preliminar da questão discursiva: 25 de novembro
- Recursos da correção: 25 e 26 de novembro
- Resultado final: 10 de dezembro
(Sob supervisão de Aline Campolina)