Ouvindo...

‘Clean Mint': Colgate recorre e venda de creme dental é liberada

O Procon-SP solicitou que a empresa descreva as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema

A Colgate teve a venda do creme dental do modelo Colgate Clean Mint, que havia sido suspensa por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), liberada, após recurso na Justiça. O Procon-SP solicitou que a empresa descreva as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema. Consumidores descreveram sintomas como feridas na boca, inflamações gengivais e inchaços que chegaram a impedir a alimentação.

Veja a nota na íntegra

''A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes - como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.’'

Leia também

O Procon-SP solicitou que a empresa descreva as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema.

Segundo a Anvisa, de 1° de janeiro a 19 de março deste ano, o órgão recebeu oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca Colgate. A Anvisa detalhou que os principais sintomas relatados foram:

  • Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
  • Sensação de queimação/ardência;
  • Sensação de dormência (lábios/boca);
  • Sensação de ressecamento/boca seca;
  • Gengiva sensível/irritada;
  • Vermelhidão (lábios/boca).

O que fazer em caso de reações adversas?

Como recomendado pela Colgate e pela Anvisa, consumidores que tiverem reações adversas devem parar imediatamente de fazer o uso do produto. As situações devem ser reportadas à Anvisa pelo site https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/cosmeticos, para que a agência investigue a situação e adote as medidas necessárias.

O consumidor também pode entrar em contato com a Colgate sobre o assunto pelo telefone 0800 703 7722.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.