Após vários consumidores da pasta de dente Colgate Total Prevenção Ativa sabor Clean Mint relatarem reações adversas após o uso do produto, a empresa recomenda que os afetados parem de utilizar o creme dental. “Nesses casos, recomendamos que descontinuem o uso do produto, e qualquer reação relacionada a ele cessará", aconselha a empresa.
As recomendações acontecem após consumidores denunciarem que
Em contrapartida, a Colgate afirma que a nova fórmula avançada da pasta de dente Colgate Total contém fluoreto de estanho e que o ingrediente é seguro. “A nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil, para proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal. Nossos produtos e seus ingredientes passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo”, defende a empresa.
Ainda a empresa reconhece que “uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 1° de janeiro a 19 de março deste ano, o órgão recebeu oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca Colgate. A Anvisa detalhou que os principais sintomas relatados foram:
- Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
- Sensação de queimação/ardência;
- Sensação de dormência (lábios/boca);
- Sensação de ressecamento/boca seca;
- Gengiva sensível/irritada;
- Vermelhidão (lábios/boca).
O que fazer em caso de reações adversas?
Como recomendado pela Colgate e pela Anvisa, consumidores que tiverem reações adversas devem parar imediatamente de fazer o uso do produto. As situações devem ser reportadas à Anvisa pelo site
O consumidor também pode entrar em contato com a Colgate sobre o assunto pelo telefone 0800 703 7722.