Ouvindo...

Médico dá dicas para construir boas relações com pacientes: ‘conexão e empatia’

Dermatologista Rodrigo Maia orienta outros profissionais para solucionar principais queixas de pacientes

Atraso, falta de empatia no atendimento e pressa são algumas das maiores reclamações dos pacientes em relação aos médicos. Diante desse cenário, a Itatiaia ouviu um médico, que orienta outros profissionais para resolver essas queixas.

Para o dermatologista Rodrigo Maia, a empatia é a base de tudo. Ele destaca que “não adianta tentar chegar na solução sem conexão e sem praticar empatia”, já que a relação do médico com o paciente, para chegar na cura, exige confiança entre os dois.

Leia também

O médico entende que para conquistar a confiança do paciente e a confiança, é preciso se atentar aos detalhes. “Você já começa a tratar o paciente na hora que recebe ele”, afirma.

Assim, na opinião do dermatologista, além da secretária, o médico também deve receber o paciente na entrada do consultório.

Rodrigo Maia reconhece que a rotina desses profissionais pode ser puxada, mas, mesmo em meio à correria, é válido ser cauteloso, afinal, “boas relações se fazem nos detalhes”. Ele acrescenta que “apesar de cansado, vale a pena levantar da cadeira, dar um sorriso e receber o paciente”.

O médico dá um “puxão de orelha” - “tem de pedir desculpa quando está atrasado”, diz. Ele destaca que educação e simpatia são valores que devem existir em todas as relações e profissões.

*Sob supervisão de Lucas Borges

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.