Ouvindo...

O que é terçol permanente, que levou Lucas Rangel a fazer cirurgia

O youtuber teve o problema após usar um curvex não higienizado

Lucas Rangel, que ficou conhecido na internet testando brinquedos em seu canal na plataforma de vídeos YouTube, compartilhou em suas redes sociais que precisou passar por uma cirurgia

O influenciador digital, que possui mais de 23 milhões de seguidores só no Instagram, contou que teve um problema de saúde chamado calázio, que atinge a pálpebra. Supostamente, a condição surgiu após ele ter utilizado um curvex não higienizado. O equipamento de maquiagem serve para curvar os cílios.

O que é o calázio?

Um oftalmologista ouvido pelo portal Terra explicou que o calázio nada mais é que um tipo de terçol (inflamação na pálpebra) que dura mais tempo. Segundo o médico, o problema de saúde surge quando bactérias penetram nas glândulas sebáceas que lubrificam o olho ou nas que ficam na parte interna da pálpebra.

Terçol precisa de cirurgia?

Apesar de Lucas Rangel ter passado por cirurgia, o especialista ouvido pelo portal de notícias esclarece que o tratamento mais comum para o calázio é mais simples, fazendo compressas de água morna no local, frequentemente, até que melhore. A mesma coisa vale quando o terçol é menos severo.

Outro profissional de saúde entrevistado pelo Terra completa que pomadas e medicamentos podem ajudar, desde que utilizados com orientação de um médico. Ainda de acordo com o especialista, a cirurgia só é indicada quando nenhum dos tratamentos inicias funciona.

A cirurgia para curar o terçol é simples e realizada com anestesia local, sem a necessidade de sutura (dar pontos). De acordo com o Terra, no procedimento o médico “fura” o nódulo (bolinha), faz a limpeza do local, e o paciente é liberado, sem necessidade de internação.

Cuidados para evitar contaminação

Ambos os médicos ouvidos pelo portal de notícias acreditam que as bactérias que causaram a infecção em Lucas Rangel estavam presentes na pálpebra do youtuber, e não no curvex. Portanto, a recomendação é lavar a área dos olhos com shampoo neutro infantil para remover o acúmulo de sujeira e bactérias. Mesmo assim, eles alertam, ainda, que qualquer equipamento que tenha contato com mucosa, inclusive o curvex, não deve ser compartilhado.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, trabalhou na Revista Encontro e nas agências de comunicação FBK e Viver