Ouvindo...

Frio e tempo seco: médico alerta para doenças nos olhos nesta época do ano

Oftalmologista alerta para os principais sintomas de doenças no globo ocular em dias frios e com baixa umidade

Luiz Felipe Carneiro explica procedimentos para evitar ressecamento nos olhos

O tempo seco, comum nesta época do ano, pode favorecer ao surgimento de doenças oculares, como por exemplo, olho seco e conjuntivite. De acordo com o Ministério da Saúde, a Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Segundo o diretor técnico de oftalmologia da Santa Casa de Belo Horizonte, Luiz Felipe Carneiro, o olho respira com o ar ambiente, então sempre que o ambiente tem menos umidade, o olho sofre. O que acontece no inverno, estação do ano marcada pelo frio e baixa umidade do ar.

É importante ficar atento aos sintomas que podem evoluir para conjuntivite ou doenças mais graves, segundo o oftalmologista. “Você tem a sensação de que o olho está mais seco, e aí, quando essa pálpebra fecha, ela raspa o olho. E aí, o paciente vai sofrendo com esses sintomas. Se isso é uma coisa crônica, o olho começa a ficar vermelho, começa a doer, sensação de areia, e pode evoluir até com uma conjuntivite ou alguma outra coisa mais grave. Então, realmente, essa época do ano é uma queixa muito comum dos pacientes que procuram os consultórios e o pronto atendimento”, destaca.

Leia também

Para minimizar os impactos do ar seco nos olhos, o médico destaca a importância de usar um colírio lubrificante para minimizar os desconfortos oculares e evitar a evolução para doenças. “Se a pessoa está dentro de uma sala, e essa sala tem ar-condicionado, a umidade do ar é muito menor. Então, essa pessoa que está à frente do computador com o ar-condicionado, ela tem um ambiente mais inóspito em relação à pessoa que está no ar-ambiente. Mas é importante lembrar que, se você piscar o olho com frequência, usar os colírios lubrificantes, você não vai ter problema algum, mesmo estando num ambiente que não é o mais bem preparado”, alerta.

Leia mais:

Prevenção

Luiz Felipe Carneiro afirma que a adoção de algumas medidas para evitar desconfortos ou doenças oculares. Lavar as roupas de cama com maior frequência, principalmente, aquelas que ficaram guardadas por muito tempo e, colocar o travesseiro no sol, são ações que vão ajudar as pessoas com alergias. “A gente sabe que o ácaro, ele é um micro-organismo que se alimenta das células do corpo, né? Então, para quem tem alergia, isso realmente vai piorar. Se você tem uma conjuntivite alérgica, pronto, você deve tomar essas medidas. Para o olho seco, em geral, o importante é a gente lembrar de piscar, né? A gente tem que lembrar que a lágrima, ela dura 10 segundos entre um piscar e o outro. Fechar a pálpebra totalmente e, quando isso acontecer e estiver te incomodando, você vai usar o colírio lubrificante aí que a gente consegue em qualquer farmácia”, detalha o diretor técnico de oftalmologia da Santa Casa de Belo Horizonte, Luiz Felipe Carneiro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.