Ouvindo...

Alergia alimentar: campanha alerta sociedade sobre problema

Leite de vaca, por exemplo, pode ser trocado por leites de soja ou de aveia

Concentrated young woman thinking of missing ingredient in cupcakes while testing them. Displeased housewife preparing dessert for Halloween. Confectioner concept

Até o próximo sábado (29), a Organização Mundial de Alergia (WAO - World Allergy Organization) promove a Semana Mundial da Alergia com o propósito de conscientizar a sociedade sobre alergias. No passado, as alergias alimentares e suas consequências passavam despercebidas pelo pouco conhecimento que se tinha.

“Hoje em dia, estamos nos habituando a tratar e identificar”, garantiu o presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen), nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni. A alergia alimentar compromete todas as faixas etárias, principalmente crianças e idosos. “São pessoas mais propensas a alergias e, por outro lado, mais propensas às complicações da alergia, dando, às vezes, problemas de saúde muito graves”, detalhou.

Leia também

Segundo Magnoni, é conversando com o paciente que o especialista pode saber se ele tem ou não alergia alimentar. “E identificando outros tipos de sintomas semelhantes na própria família e, com o paciente, identificando alterações no trato gastrointestinal, como diarreia, distensão abdominal, cólicas, reações adversas na pele, levando a quadros que mostram que a pessoa está com algum tipo de alergia”, afirmou.

Podem ser fatais

As alergias alimentares podem ser fatais. Magnoni explicou que o consumo continuado de alimentos que dão alergia pode provocar casos de desnutrição ou má nutrição, causando deficiência de alguns tipos de minerais e proteínas.

Ele citou que a alergia ao leite de vaca, por exemplo, é um problema muito sério. Mas, hoje em dia, esse produto pode ser trocado por leites vegetais de soja ou de aveia.

* Com informações da Agência Brasil.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia