Ouvindo...

Câncer e acidente: os problemas de saúde enfrentados por Kate, Charles e outros membros da família real

Kate Middleton, Rei Charles III e outros membros da realeza passam por problemas de saúde

Rei Charles III e a Princesa Kate Middleton enfrentam tratamento de câncer

Além de rei Charles III e Kate Middleton, outros dois membros da Família real enfrentam problemas de saúde neste ano. O mais recente foi divulgado no domingo (23), quando a princesa Anne, irmã do monarca, caiu de um cavalo.

Além dos três, a ex-cunhada de Charles, Sarah “Fergie” Ferguson, a Duquesa de York, também relatou estar com câncer novamente.

Leia também

Rei Charles

Dezesseis meses após início de seu reinado, o Palácio de Buckingham anunciou que Rei Charles III precisaria fazer uma pequena pausa nos deveres reais para se submeter a um procedimento médico em janeiro. O monarca passou por um “procedimento corretivo” devido ao aumento benigno da próstata. Ele descobriu o tumor após um check-up enquanto estava em sua residência em Birkhall, em Aberdeenshire, na Escócia.

Charles ficou internado por três dias na unidade de saúde e recebeu alta no dia 29 daquele mês. À época, foi informado que ele “estava bem”, e que Kate Middleton passou por uma cirurgia abdominal bem-sucedida. A princesa foi liberada e, posteriormente, o monarca deixou a unidade.

Em fevereiro, foi informado o diagnóstico de câncer do Rei. “Durante o recente procedimento hospitalar do rei para aumento benigno da próstata, foi observada uma questão separada de preocupação”, dizia o comunicado do palácio. “Testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de câncer”, continuou o texto.

No dia 30 de abril, ele retornou à vida pública, conforme divulgou o Palácio de Buckingham. “Os próximos compromissos serão adaptados quando necessário para minimizar quaisquer riscos à recuperação contínua de Sua Majestade”, destacou o texto.

Princesa Kate

Posteriormente, Kate, que também havia sido submetida a uma “cirurgia abdominal planejada” em janeiro, passou por exames pós-operatórios que confirmaram a presença de células cancerígenas. O diagnóstico foi revelado em março, época em que ela falou também que passa por quimioterapia preventiva.

“Para todos os que enfrentam esta doença, seja qual for a sua forma, por favor não percam a fé ou a esperança. Vocês não estão sozinhos”, disse a princesa. À época, um porta-voz do Palácio de Kensington disse à imprensa britânica que a “princesa está focada em seu tratamento e sua recuperação completa”.

Por conta da doença, Kate optou por ficar reclusa, sendo a última aparição dela em dezembro. No entanto, no dia 15 de junho, quando se comemorou o aniversário do Rei e ocorreu o tradicional Trooping the Colour, a princesa fez sua primeira aparição pública desde o diagnóstico da doença. Um dia antes da aparição, ela postou carta aberta dizendo que tem dias bons e ruins e que não está “fora de perigo”.

Duquesa de Iorque

Além de Kate Middleton e Rei Charles, Sarah Ferguson, ex do príncipe Andrew, também está com a doença. A Duquesa de Iorque abriu o coração ao falar sobre os casos de câncer na realeza e como a “família” é importante para superar os momentos difíceis.

A escritora, de 64 anos, foi diagnosticada com câncer de mama no ano passado e passou por uma mastectomia. Seis meses depois, também em janeiro, ela descobriu estar com melanoma - câncer de pele.

Em comunicado nas redes sociais, Fergie disse: “Naturalmente, outro diagnóstico de câncer foi um choque, mas estou de bom humor e grata pelas muitas mensagens de amor e apoio”.

Duquesa de Iorque, Sarah Ferguson, é ex do príncipe Andrew, irmão do rei Charles

Princesa Anne

Diferente de Kate, Charles e Sarah, a princesa Anne - irmã do Rei - sofreu um acidente no último fim de semana.

Em comunicado, o Palácio de Buckingham disse que Anne havia sido hospitalizada com “ferimentos leves na cabeça e concussão” após um incidente ocorrido em sua propriedade rural em Gloucestershire, no sudoeste da Inglaterra.

Na ocasião, Anne andava a cavalo, quando sofreu a queda. Uma curiosidade é que a irmã de Charles é uma amazona experiente, tanto que se tornou a primeira realeza britânica a competir nos Jogos Olímpicos em 1976.

O Palácio de Buckingham disse que se espera que a princesa tenha uma “recuperação completa e rápida” dos ferimentos. No entanto, todos os compromissos dela foram cancelados nesta semana.

A princesa de 73 anos é considerada a realeza que mais trabalha


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.