Ouvindo...

Times

Princesa Anne, irmã de rei Charles, ‘perde memória’ após concussão

A filha da rainha Elizabeth II sofreu um acidente nesse domingo (23) e está no hospital

Após sofrer uma concussão nesse domingo (23), a princesa Anne, de 73 anos, perdeu a memória do acidente. A irmã do rei Charles III está em recuperação no hospital e, de acordo com a imprensa britânica, ela sofreu uma queda durante uma montaria no palácio de Gatcombe Park, casa de campo privada da realeza no sul da Inglaterra.

De acordo com o The Mirror, ela não consegue se lembrar o que aconteceu. Apesar disso, a irmã do rei está “acordada e consciente” e permanece no Hospital Southmead, em Bristol.

No comunicado, o Palácio não informou o que causou a concussão, mas afirmou que ela teve “pequenas lesões após um incidente”. “A Princesa Real sofreu ferimentos leves e concussão após um incidente na propriedade de Gatcombe Park ontem à noite. Sua Alteza Real permanece no Hospital Southmead, em Bristol, como medida de precaução para observação e espera-se que tenha uma recuperação completa e rápida”, informou.

“O Rei tem sido mantido bem informado e junta-se a toda a Família Real para enviar o seu maior amor e votos de felicidades à Princesa para uma rápida recuperação”, disse o Palácio de Buckingham nesta segunda-feira (24). Além disso, o comunicado ainda diz que ela foi internada apenas por “precaução” e para observação.

Segundo o The Mirror, os serviços de emergência foram enviados para a propriedade e a irmã do rei Charles III recebeu atendimento médico no local antes de ser levada ao hospital. Fontes reais disseram que, embora a causa exata dos ferimentos da princesa não esteja confirmada, havia cavalos nas proximidades e os médicos reais sugeriram que os ferimentos na cabeça são consistentes com um impacto potencial da cabeça ou das pernas de um cavalo.

Leia também

Quem é a princesa Anne?

Única filha mulher da rainha Elizabeth II, a princesa Anne é conhecida pela sua descrição e caráter forte. Desde que seu irmão, o rei Charles III, começou o tratamento para um câncer descoberto no início do ano, Anne tem assumido mais funções na agenda da família real. Ela pratica hipismo desde criança e já ganhou campeonatos europeus.

Esperava-se que a Princesa Real iniciasse uma visita ao Canadá no final desta semana. Durante as recentes comemorações do Dia D, a Princesa Anne conheceu veteranos e suas famílias no Cemitério de Guerra de Bayeux, na França.

A princesa Anne é a segunda filha de Elizabeth II e do príncipe Philip e era a terceira na linha de sucessão ao trono quando nasceu em 1950. Ela é agora a 17ª na linha de sucessão. Ela se casou duas vezes. Seu primeiro marido, o capitão Mark Phillips, é pai de seus dois filhos, Peter e Zara. Seu segundo marido é o vice-almirante Sir Timothy Laurence.

Espera-se que Anne se recupere totalmente e volte para casa no final desta semana.

O que é uma concussão e como ela é tratada?

Uma concussão é classificada como uma lesão cerebral traumática leve (TCE) que pode ocorrer devido a um golpe ou choque na cabeça, ou um impacto corporal que faz o cérebro tremer dentro do crânio. Este movimento repentino pode desencadear mudanças químicas no cérebro e potencialmente esticar e danificar as células cerebrais.

Essas lesões são comuns em vários incidentes, incluindo quedas, colisões de veículos, atividades esportivas e outras situações em que a cabeça sofre força abrupta.

Os sintomas de uma concussão podem variar amplamente e podem não aparecer imediatamente. Eles podem incluir:

  • Sintomas Físicos: Dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, problemas de equilíbrio, sensibilidade à luz ou ruído e visão turva.
  • Sintomas cognitivos: confusão, dificuldade de concentração, problemas de memória, sensação de “neblina” ou lentidão.
  • Sintomas Emocionais: Irritabilidade, tristeza, ansiedade, alterações de humor.
  • Distúrbios do Sono: Dormir mais ou menos do que o habitual, dificuldade em adormecer.

O diagnóstico de uma concussão normalmente envolve uma avaliação médica, que pode incluir um exame físico, uma revisão dos sintomas e, às vezes, exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O tratamento de uma concussão envolve principalmente repouso e um retorno gradual às atividades normais. As principais recomendações incluem:

  • Repouso Físico: Evitar atividades que possam piorar os sintomas, como esforço físico, esportes ou levantamento de peso.
  • Descanso Cognitivo: Limitar atividades que exijam intensa concentração ou esforço mental, como ler, trabalhar no computador ou jogar videogame.
  • Retorno Gradual às Atividades: Reintroduzir lentamente as atividades físicas e cognitivas à medida que os sintomas melhoram, sob a orientação de um profissional de saúde.

*Com informações de Talyssa Lima


Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.
Leia mais