Ouvindo...

Times

Com a chegada do inverno, vacinação contra a gripe é recomendada para prevenção contra vírus

No Brasil, o inverno começa nesta quinta-feira (20), às 17h51; baixas temperaturas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe e resfriado

O inverno, que começa nesta quinta-feira (20), é motivo de atenção para as doenças respiratórias. As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como a gripe. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a importância da imunização contra o vírus da Influenza.

No Hemisfério Sul, o inverno começa nesta quinta-feira (20), às 17h51 e e termina no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília). A tendência do estação neste ano, é de que boa parte do país tenha temperaturas acima da média na maior parte do inverno, mas terá também ondas de frio.

Leia também

Com a chegada do frio, e consequentemente o aumento da circulação de vírus respiratórios no país, a vacinação contra a gripe é a melhor maneira para garantir proteção contra a doença.

A imunização contra o vírus da Influenza é recomendada a todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Especialmente, as consideradas do público-alvo para a vacina. Entre elas estão:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Gestantes; puérperas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua.

Onde vacinar?

Em Belo Horizonte as vacinas estão disponíveis nos 152 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, em pontos extras e em drogarias parceiras da Prefeitura. Os endereços e horários podem ser verificados neste link.

Até o momento, cerca de 596 mil pessoas já foram vacinadas. Considerando o público prioritário definido pelo Ministério para fins de cobertura vacinal, foram aplicadas cerca de 304 mil doses, o que corresponde a uma cobertura de 50%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

*Sob supervisão de Enzo Menezes


Participe dos canais da Itatiaia:

Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais