Ouvindo...

Solstício de inverno: entenda por que esta quinta-feira (20) será o dia mais curto do ano

Por outro lado, esta quinta terá a noite mais longa do ano

Em Belo Horizonte, Sol se põe nesta quinta-feira por volta das 17h25

Muitas cidades no Brasil já estão sentindo o frio do inverno, mas a estação só começa no hemisfério sul, de fato, nesta quinta-feira (20), às 17h50, no horário de Brasília. A mudança do outono para a estação mais fria do ano é marcada pelo solstício, um fenômeno em que o planeta atinge o ponto mais distante em relação ao Sol.

O solstício ocorre duas vezes ao ano - uma em julho e outra em dezembro. Nestes dias, há uma alteração na duração do dia e da noite nos hemisférios. O solstício de inverno marca o dia mais curto do ano, mas por que isso acontece?

Leia também

De acordo com o astrônomo e diretor do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thiago Gonçalves, por causa da inclinação do eixo da Terra, um hemisfério do globo fica mais exposto à luz solar quando começa o verão, enquanto o outro fica menos, onde passa a ser inverno. Este segundo, é o caso do Brasil, no momento.

“Após seis meses, a gente pode imaginar que a Terra está do outro lado do Sol e, com essa inclinação, é o outro lado que estará virado para o Sol”, explicou o astrônomo, em entrevista à Agência Brasil.

Em junho, o hemisfério sul é quem recebe menos incidência solar e, por isso, neste dia ocorre a noite mais longa do ano. Com menos horas de sol, o dia fica mais curto.

Equinócio

Segundo o astrônomo, conforme o planeta e o Sol vão se aproximando novamente, a duração das noites vai diminuindo até que as trajetórias atinjam o ponto mais próximo da Terra, quando dia e noite têm exatamente a mesma duração e os dois hemisférios são igualmente iluminados.

Gonçalves explica, ainda, que esse fenômeno é chamado equinócio e também ocorre duas vezes ao ano - uma em setembro e outra em março - quando começam o outono e a primavera. É importante lembrar que as estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e o movimento de translação em torno do sol.

* Sob supervisão de Lucas Borges


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia