13° salário e Natal: shoppings de BH têm horário estendido no feriado de segunda (8)

Pagamento do 13º salário e a proximidade das festas de fim de ano deixam comerciantes otimistas

Shoppings da capital podem funcionar das 10h às 22h

Com o pagamento parcial do 13º salário e a proximidade das festas de fim de ano, os comerciantes de Belo Horizonte demonstram forte otimismo para as vendas de Natal. A confiança no aquecimento do consumo resultou na ampliação do horário de funcionamento dos shoppings no feriado municipal do dia 8 de dezembro, próxima segunda-feira.

O Sindilojas BH & Região assinou um aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) junto ao Sindicato dos Comerciários (SEC), garantindo que os centros de compras da capital possam operar em um horário estendido.

A alteração visa aproveitar o fluxo de consumidores neste período crucial que antecede o Natal, oferecendo mais tempo e conveniência para as compras.

De acordo com o acordo, os shoppings da capital podem funcionar das 10h às 22h na próxima segunda (8).

Expectativa de movimento recorde

Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) projeta que as vendas de Natal na capital mineira, durante o mês de dezembro, devem movimentar R$ 2,55 bilhões. Este valor representa um aumento de 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram injetados R$ 2,53 bilhões no setor varejista.

O levantamento da entidade aponta que o consumidor está disposto a ir às compras, com metade dos entrevistados planejando presentear na data.

Preferência pelo comércio físico

A pesquisa da CDL/BH destaca ainda que o varejo presencial continua sendo a principal escolha do consumidor de BH, apesar do crescimento do e-commerce:

  • 82,6% dos consumidores pretendem comprar em lojas físicas.
  • Shoppings Centers lideram a preferência (34,7%), seguidos pelas lojas de rua (32,6%).
  • O e-commerce aparece em terceiro, com 19,4% da preferência.

O acordo de ampliação de horário no feriado, portanto, alinha-se à tendência do consumidor de buscar a experiência de compra presencial, maximizando o potencial de vendas projetado para a data mais simbólica do comércio.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...