Ouvindo...

No dia em que começa o inverno, três cidades de MG registram as menores temperaturas do Brasil

O outono se despede com características típicas da estação em Minas Gerais e às 17h51 o inverno se inicia

A cidade mineira, Monte Verde, Distrito de Camanducaia

No dia em que começa o inverno, três municípios de Minas Gerais integram a lista de cidades mais frias entre a noite desse quarta-feira (19) e a manhã desta quinta-feira (18). Duas delas ficam no Sul do estado e a outra dno Centro-Oeste. O levantamento é feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Maria da Fé e Caldas aparecem, mais uma vez, no topo do ranking com 2,4°C e 2,9°C. Veja a lista

  • Monte Verde (MG): 2,4°C
  • Caldas (MG): 2,9°C
  • Campos do Jordão (SP): 4,4°C
  • Maria da Fé (MG): 4,6°C
  • Nova Friburgo-Salinas (RJ): 5,4°C
  • Bebedouro (SP): 7,5°C

Chegada do inverno

Hoje, o outono se despede com características típicas da estação em Minas Gerais e às 17h51 o inverno se inicia. O outono de 2024 foi marcado pela atuação de contínuos bloqueios atmosféricos, que mantiveram as máximas elevadas no Centro-Sul e impediram o avanço de frentes frias pelo interior do país. Conforme a Climatempo, a estação ainda teve muita influência do fenômeno El Niño.

O mesmo deve ocorrer com a nova estação, que influenciará no padrão de temperatura e de precipitação. O tempo deve ficar seco em todas as áreas, especialmente no Triângulo Mineiro e Noroeste. Segundo o instituto, essas regiões podem ter os meses de julho e agosto sem chuva.

Leia também: Último dia do outono tem previsão de sol e temperatura de até 32ºC em MG
Prática de atividade física no frio requer atenção especial; veja quais

Por conta de bloqueios atmosféricos, as temperaturas ficam acima da média no Triângulo Mineiro e no sul do estado. Nas demais áreas, o ar seco favorece forte perda radiativa durante as madrugadas, e por isso elas tendem a ser mais frias que o normal. Mas as tardes ainda serão quentes.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.