No dia em que começa o inverno, três municípios de Minas Gerais integram a lista de cidades mais frias entre a noite desse quarta-feira (19) e a manhã desta quinta-feira (18). Duas delas ficam no Sul do estado e a outra dno Centro-Oeste. O levantamento é feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Maria da Fé e Caldas aparecem, mais uma vez, no topo do ranking com 2,4°C e 2,9°C. Veja a lista
- Monte Verde (MG): 2,4°C
- Caldas (MG): 2,9°C
- Campos do Jordão (SP): 4,4°C
- Maria da Fé (MG): 4,6°C
- Nova Friburgo-Salinas (RJ): 5,4°C
- Bebedouro (SP): 7,5°C
Chegada do inverno
Hoje, o outono se despede com características típicas da estação em Minas Gerais e às 17h51 o inverno se inicia. O outono de 2024 foi marcado pela atuação de contínuos bloqueios atmosféricos, que mantiveram as máximas elevadas no Centro-Sul e impediram o avanço de frentes frias pelo interior do país. Conforme a Climatempo, a estação ainda teve muita influência do fenômeno El Niño.
O mesmo deve ocorrer com a nova estação, que influenciará no padrão de temperatura e de precipitação. O tempo deve ficar seco em todas as áreas, especialmente no Triângulo Mineiro e Noroeste. Segundo o instituto, essas regiões podem ter os meses de julho e agosto sem chuva.
Leia também:
Por conta de bloqueios atmosféricos, as temperaturas ficam acima da média no Triângulo Mineiro e no sul do estado. Nas demais áreas, o ar seco favorece forte perda radiativa durante as madrugadas, e por isso elas tendem a ser mais frias que o normal. Mas as tardes ainda serão quentes.