O inverno começa nesta quinta-feira (20), ao contrário de 2023, quando a estação se iniciou em uma quarta-feira, (21) de junho. A dúvida de muito brasileiros é se a estação tem data fixa para começar. E a resposta é, não! As datas que determinaram o início das estações não são fixas —variam de ano para ano. No
Mas afinal de contas, por que isso acontece? A base dessa mudança é cientifica e tem a ver com a inclinação da Terra em direção ao Sol. Antes de começar a explicação, é preciso lembrar que o início de cada estação está ligado a dois tipos de fenômenos astronômicos:
Solstício e Equinócio. O nosso calendário, chamado de Gregoriano, foi elaborado com base no tempo em que o nosso planeta gasta para dar uma volta completa em torno do Sol. Esse movimento, denominado de translação, tem uma duração aproximada de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos.
Sendo assim, nesse período de quase 366 dias, convencionou-se dividir o ano em quatro estações: verão, outono, inverno e primavera. Dividindo essas estações, existem datas muito especiais, os famosos Equinócios e Solstícios, celebrados em diversas culturas ao redor do globo.
De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o chamado Solstício, que pode ser de verão ou inverno, marca o dia mais longo e mais curto do ano, respectivamente. Sendo assim, os dias são maiores que noites, ou vice-versa. Quando acontece um Solstício de verão, temos o dia mais longo para um determinado hemisfério e, analogamente, quando há um Solstício de inverno, tem-se a noite mais longa.
Nesta quinta-feira (20) será solstício de inverno: o dia mais curto de 2024 no Hemisfério sul, já que a luz do Sol terá maior incidência no Hemisfério norte.
Quando o planeta recebe quantidades diferentes de luz solar, chamamos esse fenômeno de Solstício.
Já o Equinócio, marca o início do outono e da primavera. Acontece quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração. Em um Equinócio, podemos dizer que o período diurno tem a mesma duração do período noturno, ou seja, as 24 horas de um dia são divididas igualmente em duas partes.
O fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. No total, são dois por ano, sendo eles o Equinócio de primavera e o Equinócio de outono.
Mas afinal, então por que a data varia?
Isso ocorre, porque o ano não tem exatamente 365 dias. Ao contrário do que aprendemos na escola, o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Sendo assim, por causa desse horário “quebrado” que temos um ano bissexto a cada quatro anos —o dia a mais serve para compensar as horas.
Sendo assim, a variação de dias de início das estações está relacionada ao ano trópico, sendo quanto tempo a Terra leva para partir de algum dos pontos que definem as estações e retornar ao mesmo ponto, além do fuso horário, que apenas dentro do Brasil existem quatro fusos diferentes: Acre, Amazonas, Brasília e Fernando de Noronha.
Isso significa que, se o horário de início do inverno fosse entre 22h e 2h em Brasília, poderia contemplar dois dias diferentes no mesmo território.