Astronauta que fez parte da missão em que os primeiros seres humanos viram o lado oculto da Lua, William Anders, de 90 anos, morreu em um acidente aéreo nos Estados Unidos, nessa sexta-feira (7). Nas redes sociais, um vídeo mostra o momento em que o avião de modelo antigo, tripulado somente pelo astronauta, cai na água e afunda, na região do arquipélago das Ilhas San Juan.
Anders se consagrou com a foto “Earthrise”, que mostra a Terra vista da Lua. A missão Apollo 8, da qual ele foi piloto, foi a primeira a orbitar o satélite natural da Terra, em 1968. A imagem é uma das fotos mais importantes da história moderna, porque permitiu que a Terra fosse vista pela primeira vez em uma fotografia colorida.
O filho do astronauta e tenente-coronel aposentado da Força Aérea, Greg Anders, confirmou a morte do pai. À agência de notícias Associated Press, ele disse que “a família está devastada. Ele era um grande piloto e nós vamos sentir muito a falta dele”.
O administrador da NASA e ex-senador Bill Nelson se pronunciou nas redes sociais: “Ele viajou até o limiar da Lua e ajudou todos nós a ver outra coisa: nós mesmos”.
O senador do Arizona e astronauta aposentado da NASA, Mark Kelly, também comentou, no X. “Anders mudou para sempre nossa perspectiva de nosso planeta e de nós mesmos com sua famosa foto do nascimento da Terra na Apollo 8. Ele inspirou a mim e a gerações de astronautas e exploradores . Meus pensamentos estão com sua família e amigos.”
*Sob supervisão de Rômulo Ávila