Ouvindo...

Influenciadora salva filho de engasgo com manobra de Heimlich; saiba como fazer

Clara Maia compartilhou um vídeo de câmera de segurança da casa dela que mostrava o momento do engasgo

Clara Maia salvou o filho com manobra de Heimlich

A influenciadora Clara Maia compartilhou, nesta quinta-feira (6), que precisou realizar a manobra de Heimlich no filho, José, de apenas um mês. A criança se engasgou com o leite materno e foi salva pela mãe, que fez a manobra durante cerca de três minutos.

Clara compartilhou um vídeo de câmera de segurança da casa dela que mostrava o momento do engasgo. O bebê começou a passar mal enquanto estava nos braços do pai, André Coelho, e a mãe o pegou e fez a manobra durante alguns minutos.

Segundo Neoma Mendes de Assis, Médica de Família e comunidade e professora de Medicina da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), a manobra de Heimlich é uma compressão abdominal para auxiliar uma pessoa que estiver em processo de engasgo.

O engasgo acontece quando há uma interrupção do trajeto do alimento ou de alguma outra coisa que tenhamos colocado na boca e que tenha ido para o trato respiratório. Com isso, o fluxo de ar é interrompido e a pessoa fica sem respirar.

Leia também

Atenção aos sinais

De acordo com a professora, é importante estar atento aos sinais de um possível engasgo, uma vez que a pessoa engasgada não consegue se comunicar, pela falta de respiração.

Mão no pescoço, agitação, dificuldade para respirar, mudança na coloração do rosto e dos lábios são alguns sinais de engasgo. Se a pessoa estiver tossindo, a médica recomenda que ela continue sendo estimulada.

“Se a pessoa está tossindo ou começando a querer tossir, é importante que a gente estimule a tosse, porque não aconteceu um engasgo completo. A via não está completamente fechada se a pessoa consegue tossir”, explicou.

Como fazer a manobra de Heimlich?

Caso note que um bebê está engasgado, é preciso pegá-lo, colocá-lo de bruços em cima do braço ou da perna, abrir a boca dele e fazer cinco compressões com firmeza entre as escápulas no meio das costas do bebê. Depois, basta virá-lo de barriga para cima e fazer outras cinco compressões sobre o externo, que é o osso que temos no meio do tórax, na altura dos mamilos. Feitas as dez compressões nas costas e no tórax, é preciso checar a respiração do bebê e, se ele continuar engasgado, repetir as compressões e acionar a emergência.

Em crianças maiores, adolescentes ou adultos, é preciso ficar atrás da pessoa e abraçá-la, colocando os braços ao redor do abdômen. As mãos devem ficar fechadas na boca do estômago, também chamada de região epigástrica, e, por fim, deve-se empurrar a boca do estômago, fazendo compressão para dentro e para cima, como se estivesse fazendo uma letra J. A manobra deve ser feita até que o objeto seja expelido.

Manobra pode ser feita apenas em pessoas conscientes

É importante lembrar que a manobra de Heimlich só pode ser feita em pacientes que estão conscientes. Se já estiver inconsciente e sem pulso, é preciso fazer compressões torácicas, iniciando a manobra de ressuscitação cardiopulmonar.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.