Ouvindo...

Depois das enchentes no RS, portos e aeroportos podem ter seguros de infraestrutura

A catástrofe que parou o aeroporto de Porto Alegre acelerou as negociações para securitização de obras e concessões no Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos formalizou, nesta quarta-feira (13), a adesão, junto a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, ao protocolo de intenções que vai aprimorar os seguros em projetos de infraestrutura de portos e aeroportos.

As enchentes no Rio Grande do Sul, que inviabilizaram a operação no aeroporto do em Porto Alegre, aceleraram a negociação do governo para avançar na securitização, considerada fundamental em reconstruções de emergência que tem impacto inesperado nos cofres públicos.

O protocolo de intenções resultará na elaboração de um Guia Prático de Seguros e Capitalização para Contratos de Concessões e Parcerias Público Privadas que também contará com ações que contemplem temas relacionados às áreas de Portos e Aeroportos. A publicação fica pronta em novembro.

Segundo o presidente do CNseg, Dyogo Oliveira, a assinatura é um sinal de que o país começa a olhar para a proteção do patrimônio público, para o longo prazo, e para os riscos e para a preservação dos ativos.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.