Ouvindo...

Volta da cólera ao Brasil: quais os riscos da doença em crianças?

Com a confirmação do primeiro caso de cólera no Brasil em 18 anos, pais e responsáveis devem se informar sobre os possíveis sintomas da doença em crianças

0,6% dos brasileiros mora em casas sem banheiro ou sanitário

O Ministério da Saúde confirmou na última sexta-feira (19) o primeiro caso de cólera por transmissão local em 18 anos no Brasil. O que significa que o homem infectado com a doença a contraiu no país, fato que pode deixar milhares de brasileiros preocupados, principalmente aqueles com filhos pequenos.

Em entrevista à Itatiaia, a infectologista pediátrica Daniela Caldas Teixeira, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, explicou que a principal complicação da cólera é a desidratação que acontece devido às diarreias e vômitos.

No caso das crianças, esse é um ponto que requer uma atenção maior. “Assim como em outras doenças diarreicas, as crianças são mais susceptíveis à desidratação por apresentarem necessidades hídricas maiores, além de uma maior perda de líquidos por evaporação”, pontua.

A quais sintomas os pais devem ficar atentos?

Teixeira esclarece que como foi registrado apenas um caso de cólera no Brasil até momento, os pais devem considerar que outros tipos de infecção provocam doença diarreica são mais comuns.

“Em caso de diarreia, os pais devem estar atentos aos sinais de desidratação: choro sem lágrimas, boca seca, olho fundo, urina muito concentrada e em menor quantidade ou criança muito sonolenta e quietinha”, diz.

A infectologista também aconselha que os pais procurem atendimento caso a criança não consiga se hidratar, na ocorrência de muitos episódios de vômitos ou em caso de diarreia muito frequente e volumosa.

Quais cuidados os pais devem tomar para evitar a contaminação dos filhos?

Teixeira afirma que a prevenção da cólera, assim como a de outras doenças diarreicas, se baseia na adoção de medidas de higiene pessoal e no consumo seguro de água e alimentos. Veja abaixo as recomendações da profissional:

  • Lavar as mãos com sabão e água limpa principalmente antes de preparar ou ingerir alimentos, após ir ao banheiro, após utilizar conduções públicas ou tocar superfícies que possam estar sujas, após tocar em animais, sempre que voltar da rua, antes e depois de amamentar e trocar fraldas;
  • Lavar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos, além de proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos e outros animais;
  • Consumir água tratada e evitar o consumo de alimentos crus ou mal cozidos.

Existe alguma diferença entre os sintomas de adultos e o de crianças?

Os sintomas são semelhantes em adultos e crianças. Os mais frequentes são diarreia e vômito, com diferentes graus de intensidade. A febre não é uma manifestação comum. Nos casos graves de cólera, frequentemente ocorre início súbito, com diarreia líquida, abundante e incoercível, com inúmeros episódios diários.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento