Ouvindo...

Vacinação contra HPV será em dose única; saiba mais sobre o imunizante que pode prevenir câncer

Alguns tipos de HPV (Papilomavírus Humano) estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero

Vacina será aplicada em somente uma dose

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, nessa segunda-feira (1º), que a vacinação contra o vírus HPV no Brasil será realizada em dose única. Até o momento, duas doses do imunizante eram aplicadas. O Papilomavírus Humano tem forte relação com cânceres na região genital, já que pelo menos 12 dos mais de 200 tipos de HPV podem causar a doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.

Segundo Eduardo Cândido, ginecologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é possível que essa seja uma estratégia do Governo Federal para ampliar o leque e aumentar a cobertura vacinal contra o HPV. Conforme o médico, apenas 60% das meninas da faixa etária entre 17 e 22 anos tomaram a primeira dose.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV. Meninas de 9 a 14 anos são o público-alvo, já que essa faixa etária é a provável de ainda não ter tido relações sexuais e não ter tido contato com vírus selvagem - o que diminui a eficácia da vacina.

Leia também

Entre os vírus do HPV, os tipos 16 e 18 são os que mais causam câncer. Segundo o Inca, eles estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. Os tipos 6 e 11 causam cerca de 90% das verrugas genitais.

Apesar da vacina ser oferecida sobretudo para crianças e adolescentes, adultos também podem - e devem - tomar a vacina, caso não tenha tomado. Conforme o ginecologista, alguns países têm aplicado o imunizante em outras faixas etárias. “O potencial de proteção na vacina é melhor quando não há o contato como vírus selvagem. Mas mesmo assim há um potencial protetivo da mesma para mulheres e homens com até 45 anos de idade”, disse.

Além do oferecido pelo SUS, há um imunizante nonavalente, mas esse está disponível somente de forma particular, em clínicas e hospitais especializados. Os valores podem chegar à faixa de R$980.

O que é HPV?

HPV é a sigla em inglês para o termo que, em português, significa Papiloma Vírus Humano. Diferente do que muitos pensam, se trata de um conjunto de vírus. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA) existem mais de 200 tipos de HPV, e desses, 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.