Ouvindo...

Zema se reúne com representantes do Reino Unido para comemorar 200 anos de relações diplomáticas com MG

Governador tem repetido críticas às relações do governo Lula com os países do BRICS e defendido que o Brasil deveria focar no ingresso na OCDE

Governador Romeu Zema se reuniu com embaixadora do Reino Unido, em almoço no Palácio da Liberdade

O governador Romeu Zema (Novo) se reuniu na tarde desta segunda-feira (18), no Palácio da Liberdade, Região Centro-Sul de BH, com a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie AL-Qaq, para encontro de comemoração dos 200 anos das relações diplomáticas entre o estado e o país europeu.

A embaixadora britânica afirmou que Minas está no radar de empresas do Reino Unido que buscam aumentar a presença no Brasil.

“Um relacionamento de comércio muito profundo com várias empresas britânicas aqui, que continuam a expandir, com novas empresas também que têm interesse em entrar, e novas parcerias que estamos querendo desenvolver na área de agricultura sustentável, nas áreas de minerais, saúde e infraestrutura. Então, eu acho que é importante que esses 200 anos, não só olhe para trás, mas olhando para o futuro, neste estado tão importante para o Reino Unido, tão importante para o Brasil também”, afirmou a embaixadora.

Já o governador Romeu Zema, ressaltou a forte relação comerciais que Minas tem com o Reino Unido. “Minas Gerais é o estado do Brasil que mais tem relacionamento comercial com o Reino Unido. Nenhum outro estado tem o volume de exportações nossos” disse em fala a imprensa durante o almoço.

O almoço com representantes britânicos aconteceu em meio às críticas que Zema tem feito ao bloco dos BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de outros países que passaram a integrar o grupo no ano passado. Zema tem criticado a relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os BRICS, apesar dos países do bloco representarem 42% das exportações do estado, e tem defendido que o Brasil precisa se aproximar dos países que fazem parte da OCDE.

Exportações Reino Unido

Em julho, o volume de exportações de Minas ao Reino Unido teve um crescimento de 155,7%, totalizando quase 80 milhões de dólares em relação ao mesmo mês do ano passado. Superando, naquele mês, as relações com Estados Unidos, que cresceu 22%, Canadá, 66,5%; Suiça, 84,4%; e Bélgica com 82,9%.

O Reino Unido é um dos principais investidores no Brasil, com mais de 800 empresas instaladas no país, concentradas nas áreas de indústria de transformação, indústrias extrativas, atividades financeiras e comércio de peças e acessórios para veículos.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.