O governador Romeu Zema (Novo) se reuniu na tarde desta segunda-feira (18), no Palácio da Liberdade, Região Centro-Sul de BH, com a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie AL-Qaq, para encontro de comemoração dos 200 anos das relações diplomáticas entre o estado e o país europeu.
A embaixadora britânica afirmou que Minas está no radar de empresas do Reino Unido que buscam aumentar a presença no Brasil.
“Um relacionamento de comércio muito profundo com várias empresas britânicas aqui, que continuam a expandir, com novas empresas também que têm interesse em entrar, e novas parcerias que estamos querendo desenvolver na área de agricultura sustentável, nas áreas de minerais, saúde e infraestrutura. Então, eu acho que é importante que esses 200 anos, não só olhe para trás, mas olhando para o futuro, neste estado tão importante para o Reino Unido, tão importante para o Brasil também”, afirmou a embaixadora.
Já o governador Romeu Zema, ressaltou a forte relação comerciais que Minas tem com o Reino Unido. “Minas Gerais é o estado do Brasil que mais tem relacionamento comercial com o Reino Unido. Nenhum outro estado tem o volume de exportações nossos” disse em fala a imprensa durante o almoço.
O almoço com representantes britânicos aconteceu em meio às críticas que Zema tem feito ao bloco dos BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de outros países que passaram a integrar o grupo no ano passado.
Exportações Reino Unido
Em julho, o volume de exportações de Minas ao Reino Unido teve um crescimento de 155,7%, totalizando quase 80 milhões de dólares em relação ao mesmo mês do ano passado. Superando, naquele mês, as relações com Estados Unidos, que cresceu 22%, Canadá, 66,5%; Suiça, 84,4%; e Bélgica com 82,9%.
O Reino Unido é um dos principais investidores no Brasil, com mais de 800 empresas instaladas no país, concentradas nas áreas de indústria de transformação, indústrias extrativas, atividades financeiras e comércio de peças e acessórios para veículos.