Zema diz que Trump se notabiliza por declarações ‘inadequadas’ e ‘exageradas’

Para o governador mineiro, o presidente americano dificulta o diálogo diplomático com comportamento interventor em outros países

Pré-candidato à Presidência da República, Zema criticou forma como Trump conduz a política externa nos Estados Unidos

O governador Romeu Zema (Novo) criticou a forma como Donald Trump atua na política externa. Em entrevista à CNN Brasil nesta sexta-feira (23), o mineiro disse que o presidente americano tem se notabilizado por declarações inadequadas e exageradas.

Falando como pré-candidato à Presidência da República, Zema comentou a atual situação da política internacional, marcada por intervenções de Trump em diferentes direções com ações na Venezuela, Irã, Groenlândia e na guerra na Ucrânia.

“Eu defendo a soberania de todos os países, sou contrário a qualquer tipo de interferência. Sei que temos países com problemas que às vezes até precisam de alguma ajuda para resolver a sua questão, que é gente passando fome, gente emigrando sem parar. Mas o presidente americano tem se notabilizado por declarações meio inadequadas, meio exageradas e acho que ele deve ser visto com restrição também”, avaliou o governador de Minas.

Na sequência, Zema disse que as declarações de Trump atrapalham a possibilidade de diálogo entre os países. O governador acredita que, se não houver uma mudança de rota, o americano pode ter problemas com outras potências como a Europa e a China.

“Muitas vezes ele fala por falar, até para chamar a atenção, mas isso acaba atrapalhando muito afinal de contas ele é presidente do país mais poderoso do mundo e isso não tem contribuído para mais diálogo. Muito pelo contrário, tem contribuído para gerar tensionamento. Parece que a maneira dele de administrar, a qual eu não concordo, é essa: chegar em um lugar empurrando os outros e assim não é a melhor forma. Acho que ele está criando resistências e pode começar a enfrentar problemas com a Europa, com a China”, concluiu.

Desde agosto do ano passado, Zema se apresenta como pré-candidato à Presidência da República. Em seu segundo mandato à frente de Minas, ele deve deixar o cargo em março para se concentrar na empreitada federal.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...