Ouvindo...

Zambelli passa mal em audiência na Itália e seguirá presa

Deputada foi atendida por médicos durante sessão judicial em Roma e aguarda perícia

Zambelli passa mal e segue presa na Itália

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) precisou de atendimento médico durante a audiência de custódia realizada na manhã desta quarta-feira (13), na Corte de Apelação de Roma. O mal-estar interrompeu a sessão por alguns minutos, mas, após a retomada, a Justiça italiana decidiu manter sua prisão. Segundo o advogado da parlamentar no Brasil, Fabio Pagnozzi, uma perícia médica será agendada para avaliar seu estado de saúde.

A defesa de Zambelli insiste que a liberação é necessária por razões médicas. Antes da audiência, ela chegou a enviar carta a familiares pedindo que apoiadores pressionassem o ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, por uma decisão favorável. Em outra mensagem, divulgada no último dia 6, a deputada afirmou que permanece “forte e corajosa” e que “nenhum ditador nos colocará de joelhos”.

Leia também

Preso desde o fim de julho em Roma, no presídio feminino de Rebibbia, que opera acima da capacidade, Zambelli é alvo de um processo de extradição solicitado pelo governo brasileiro. A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que também ordenou a perda do mandato parlamentar.

Em maio, a Primeira Turma do STF condenou a deputada a dez anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça e falsidade ideológica. O julgamento ocorreu quando ela já estava foragida, situação que se manteve até sua captura na capital italiana.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.